Geral

Trump declara estado de emergência na Califórnia

09/12/2017
Trump declara estado de emergência na Califórnia

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou nesta sexta-feira (8) estado de emergência na Califórnia e ordenou que o governo federal conceda assistência adicional devido à onda de incêndios que atinge a região desde o dia 4 de dezembro.

Com a medida, Trump autorizou o Departamento de Segurança Nacional e a Agência Federal de Gestão de Emergências (Fema) a coordenar “todos os esforços nas tarefas de socorro”.
De acordo com um comunicado da Casa Branca, “o objetivo é aliviar o sofrimento da população local e prestar assistência às autoridades estaduais e locais”. Ontem (8), as autoridades dos Estados Unidos também confirmaram a primeira morte relacionada à série de incêndios que atinge o sul da Califórnia. Segundo a imprensa local, a vítima é uma idosa de 70 anos que foi encontrada em Santa Paula, na última quarta-feira (6), dentro de um carro. O corpo, repleto de queimaduras, apresentava sinais de que havia inalado fumaça.

A onda de incêndios teve início na segunda-feira (4) e já destruiu mais de 500 construções. Milhares de residências estão sem energia elétrica e 212 mil pessoas precisaram evacuar a região. Escolas e universidades foram fechadas. (ANSA)