Geral

Pavimentação da Serra da Barriga vai impulsionar difusão da cultura quilombola

18/12/2017
Pavimentação da Serra da Barriga vai impulsionar difusão da cultura quilombola
Serra da Barriga

Serra da Barriga

Luta pela liberdade. Este foi o propósito primário do Quilombo dos Palmares, cenário de uma das maiores histórias de resistência à escravidão do mundo. Com o passar do tempo, o lugar ganhou novas significações e é visitado anualmente para celebração da identidade afro-brasileira e do respeito racial e religioso.

Em novembro, quando é comemorada a Consciência Negra, essas manifestações são intensificadas em homenagem à morte do líder Zumbi. O palco principal é o Parque Memorial Quilombo dos Palmares, na Serra da Barriga, que, desde 2007, recebe mais de dez mil visitantes durante todo o mês de celebração.

Para atender bem à demanda de pessoas que vão conhecer o local, uma das principais necessidades era a pavimentação do acesso, que tem 7,4 quilômetros de extensão e é feito boa parte de barro. Com o intuito de incentivar ainda mais o turismo histórico e cultural na Serra da Barriga, o Governo de Alagoas atendeu à reivindicação e, no dia 20 de novembro, o governador Renan Filho e o secretário de Transporte e Desenvolvimento Urbano, Mosart Amaral, assinaram a ordem de serviço para iniciar a obra.

Uma das principais lideranças do Estado em religião de matriz africana, Mãe Neide tem um restaurante de gastronomia quilombola localizado em um dos pontos da subida à serra. Como comerciante, ela aponta os benefícios da pavimentação do acesso. “É claro que só tem a crescer o número de empregos criados aqui e, consequentemente, teremos maior geração de renda para as pessoas”, afirma.

Como líder religiosa, ela garante que a obra vai colaborar para a disseminação da cultura quilombola. “A pavimentação do acesso vai ajudar a divulgar ainda mais a nossa cultura e fazer com que as pessoas tenham vontade de conhecer a Serra da Barriga. É um presente muito grande para todos que lutam por mais igualdade de direitos”, assegura.

Da parte urbana até a base da Serra, o trecho será em asfalto e dali até o platô, em paralelepípedos. A obra faz parte do programa do governo estadual Pró-Estrada, que já beneficia mais de 60 municípios de todas as regiões do Estado, com mais de 700 quilômetros de rodovias e acessos recuperados, vias urbanas pavimentadas e estradas construídas.

União dos Palmares

Também no dia 20 de novembro, o Governo do Estado entregou à população de União dos Palmares 27 quilômetros de obras, incluindo os acessos à cidade recuperados e as principais ruas pavimentadas. Os serviços, que também integram o Pró-Estrada, melhoraram a mobilidade urbana dos moradores e deixaram a cidade mais bonita.

É o que conta o vendedor de bolos Sonaldo Soares, que trabalha em frente a uma das ruas beneficiadas. “Antes dessa pavimentação a cidade era mais feia. Há um bom tempo as ruas eram cheias de poeira por causa dos buracos. Mas agora está bem melhor, a cidade está bonita e tudo que vamos fazer é mais rápido, porque está mais fácil de se deslocar de um lugar para o outro”, conta o trabalhador.

No município, o Governo também pavimentou o acesso de 2,5 quilômetros ao povoado Rocha Cavalcante, permitindo maior integração da comunidade ao resto do Estado.