Geral

Missa de Natal do Papa será transmitida na TV em Ultra HD

22/12/2017
Missa de Natal do Papa será transmitida na TV em Ultra HD
Missa de Natal do Papa será transmitida na TV em Ultra HD (foto: ANSA)

Missa de Natal do Papa será transmitida na TV em Ultra HD (foto: ANSA)

A Secretaria para a Comunicação da Santa Sé anunciou nesta sexta-feira (22) que a tradicional missa de Natal realizada pelo papa Francisco no dia 24 de dezembro, na Basílica de São Pedro, será transmitida, ao vivo, em um novo formato tecnológico em toda a Itália.

A celebração ficará disponível via satélite, em Ultra HD 4k, que vai permitir pela primeira vez no mundo imagens em 8k, a partir das 21h30 local. Esta será a estreia internacional do “Vatican Media”, o novo formato da produção multimídia do Vaticano, parte da reforma do sistema de mídia da Santa Sé.

A transmissão acontecerá graças ao acordo assinado para o ano de 2018 pela secretaria juntamente com a Rai, Eutelsat, Globecast, Sony e Tivusat, A iniciativa é liderada pelo prefeito monsenhor da Secretaria, dom Dario Edoardo Viganò. “O acordo está totalmente em sintonia com a reforma da mídia solicitada pelo papa Francisco. Um processo que aponta para o futuro e que se valoriza com novas alianças nos campos editorial e tecnológico”, afirmou Viganò.

“Esta iniciativa representa o melhor presente de Natal que poderíamos dar à audiência da televisão italiana, oferecendo um interesse mundial incontestável na inovadora tecnologia Ultra HD”, comentou Renato Farina, CEO da Eutelsat Italia.

“É uma oportunidade importante para renovar a colaboração consolidada com a Secretaria de Comunicação da Santa Sé. O espírito autêntico de partilha foi desenvolvido em conjunto com os outros parceiros também durante iniciativas semelhantes realizadas anteriormente no Vaticano. Penso, por exemplo, na cerimônia de abertura e encerramento da Porta Santa que nos permitiu vincular os satélites e a inovação da Eutelsat à difusão de dois momentos-chave da história da Igreja e da humanidade”, finalizou. Por sua vez, Mario Orfeo, diretor da RAI, explicou que “o acordo reforça a cooperação no perfil editorial, na modernização tecnológica e na qualidade da narração, no contexto da missão informativa do serviço público”. (ANSA)

Tags: