domingo, 19 de Maio de 2019

Notícias

In:

Governo entrega obras de infraestrutura em mais 3 grotas de Maceió

Por Severino Carvalho
De acordo com governador, a expectativa para 2018 é que, até o final do ano, todas as grotas de Maceió sejam contempladas

De acordo com governador, a expectativa para 2018 é que, até o final do ano, todas as grotas de Maceió sejam contempladas

Mais três comunidades foram beneficiadas pelo Programa Vida Nova nas Grotas, em Maceió. Na manhã deste sábado (23), o governador Renan Filho e o secretário de Transporte e Desenvolvimento Urbano, Mosart Amaral, inauguraram as obras estruturais que beneficiaram mais de 4.600 moradores das grotas da Macaxeira, J. Mota Alencar e Esperança, no bairro de Chã da Jaqueira.

Foi a 11ª entrega de serviços do Programa Vida Nova nas Grotas, que já chegou a 31 comunidades em Maceió. A iniciativa é desenvolvida em parceria com o Programa das Nações Unidas para Assentamentos Urbanos (ONU-Habitat).

“Além das obras de infraestrutura, o Programa faz investimentos na área social, a exemplo do apoio ao microcrédito. Agora, a ONU vai selecionar casas em situação de precariedade para serem reformadas. Isso vai ajudar o cidadão a melhorar sua casa, estabilizá-la. Vamos, também, lançar um programa inovador que é cuidar da gestação das mamães e do nascimento das crianças, com a realização de todo o pré-natal, que vai contar com a realização de ultrassonografia, consultas com ginecologista, com médico obstetra, garantindo mais saúde para as pessoas que moram nas grotas”, revelou o governador.

Nas grotas entregues neste sábado, foram construídos 1,1 quilômetro de escadarias drenantes, 2.980 metros quadrados de passeio, 195 metros quadrados de pavimentação, 2,2 quilômetros de corrimão e 65 metros de pontilhão.

“Vivo aqui há 40 anos e ninguém chegou aqui nessa grota para fazer uma obra como essa, que o Governo do Estado fez. Só posso dizer que a obra ficou muito boa e agradecer”, disse o morador José Farias de Souza.

As obras garantem aos moradores mais segurança nos trajetos com a execução de 480 metros de canaleta e 1,2 quilômetro de meio-fio, que ajudam no escoamento adequado da água, sobretudo, durante os períodos de chuva. Durante seu discurso, Renan Filho anunciou que vai pavimentar os acessos ao Conjunto Mutirão, em Chã da Jaqueira.

“Nós temos recebido depoimentos fantásticos dos moradores, felizes e dizendo que hoje podem receber um amigo, um parente em casa. Isso significa que autoestima deles está em alta”, contou o secretário Mosart Amaral.

De acordo com ele, a expectativa para 2018 é que, até o final do ano, todas as grotas de Maceió sejam contempladas com as ações do Programa, levando dignidade e qualidade de vida a mais de 250 mil moradores.

“Esse Programa gera na capital mais de 500 empregos diretos, através das construtoras que contratam a mão de obra nas próprias comunidades assistidas”, lembrou Renan Filho.

Missão

No início do mês, o governador participou de uma missão técnica a Medellín, na Colômbia, onde conheceu as experiências exitosas do Programa das Nações Unidas para Assentamentos Humanos (ONU-Habitat), implementado naquele país pela Agência de Cooperação e Investimento de Medellín e da Área Metropolitana (ACI).

Na bagagem, o governador trouxe novidades para o Vida Nova nas Grotas, em Maceió.

“Depois que fomos à Colômbia, chegamos com muitas ideias novas. Aqui mesmo vamos integrar duas grotas, construindo uma passarela alta, aproximando as comunidades e deixando as pessoas mais próximas umas das outras. Na visita que fizemos à Colômbia pudemos observar programas importantes que podem complementar o Vida Nova nas Grotas aqui”, acrescentou Renan Filho.

A solenidade reuniu secretários de Estado, deputados, vereadores e lideranças comunitárias.

Compartilhe:
Tags: ,,

Comente no Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com