Geral

Em Arapiraca, Chefia Regional Fazendária tem facilitado rotina de mais de 10 mil empresas

23/12/2017
Em Arapiraca, Chefia Regional Fazendária tem facilitado rotina de mais de 10 mil empresas
DSC_0153

Entre setembro e novembro, foram realizados 303 agendamentos

A Secretaria de Estado da Fazenda de Alagoas (Sefaz/AL) inaugurou em julho um novo projeto de atendimento na 3ª Chefia Regional de Administração Fazendária (Craf). Com o objetivo de dar maior celeridade a processos e evitar deslocamentos desnecessários foi implantado um sistema de agendamento prévio. Desde então, o acesso aos mais de 30 serviços disponibilizados na Craf de Arapiraca está mais fácil e independe de comparecimento presencial. Voltando-se para os contadores, a iniciativa contempla, inicialmente, apenas o município – que foi escolhido como piloto. Os resultados até o momento são bastante produtivos.

“Em um único agendamento pode-se resolver a situação de centenas de empresas. O que observamos é que cada contador representa em média 200 empresas. Ao agendar um atendimento ele pode optar por tratar de assuntos de uma, dez ou todas as empresas que ele presta serviço”, explica o chefe da 3ª Craf, Jaime Roberto. Em Arapiraca, os contadores representam cerca de 10 mil empresas.

Entre setembro e novembro, foram realizados 303 agendamentos. Desse número, 84% dos atendimentos foram destinados a autenticação de livros via Protocolo, 8% apenas para abertura de protocolos e 5% para parcelamentos. Denúncias espontâneas e intimações também registraram entradas. Pelo e-mail [email protected] a Craf solucionou 367 demandas sem precisar agendar.

Segundo o Superintendente da Receita Estadual, Francisco Suruagy, o piloto que está sendo construído em Arapiraca servirá de exemplo para todas as regionais do Estado. “O que contadores e contribuintes querem é comodidade. O ambiente de trabalho da 3ª Craf está mais limpo, leve e claro. E vamos aplicar isso em todas as outras chefias muito em breve. Estamos em processo de readaptação.”

Vale ressaltar que a regional de Arapiraca também atende os seguintes municípios: Campo Alegre, Campo Grande, Coité do Nóia, Craíbas, Feira Grande, Girau do Ponciano, Junqueiro, Lagoa da Canoa, Limoeiro da Anadia, São Sebastião, Taquarana, Teotonio Vilela e Traipu.

O agendamento prévio faz parte do processo de modernização da Sefaz. A novidade tem agradado o contador Cesar Michael. “Essa funcionalidade tem otimizado o atendimento e estreitado o relacionamento de contribuinte, secretaria da fazenda e contabilistas. Tem dado tudo certo”, comemora.

O Presidente da Assessoria Contábil (Asscontal), Jordão Vieira, destaca que o agendamento é um avanço para o interior de Alagoas. A mudança, segundo ele, veio para aproximar ainda mais Sefaz, a classe contábil e contribuintes. “Isso tudo mostra a importância da troca de informações e do acesso para que as coisas sejam resolvidas da forma mais segura. A Fazenda está trabalhando para que a burocracia tributária melhore o acesso ao pagamento e para que os processos sejam resolvidos de forma tempestiva. Estado e contribuinte só tem a ganhar.”

Para obter mais informações, bastar entrar em contato com nosso Call Center pelo número 0800 284 1060.