Cidades

Direção do Hospital Regional alerta para casos de diarreia em Arapiraca

08/12/2017
Direção do Hospital Regional alerta para casos de diarreia em Arapiraca
Hospital Regional de Arapiraca

Hospital Regional de Arapiraca

Após as chuvas que caíram em outubro, aumentando os atendimentos ambulatoriais em casos de diarreia, o Hospital Regional recomenda à população cuidados para o período de dezembro e início de janeiro.

Comparado ao mês anterior, novembro apresentou queda no número de casos, mas segundo a coordenadora de Epidemiologia da instituição, Nelva Rubia, a vigilância tem que ser permanente.

“Infelizmente a população ainda bebe água não tratada e que vem diretamente de cacimbas. Isso tudo acarreta em doenças”, argumentou.

No Hospital Regional de Arapiraca, que atende a diversos municípios da região, é comum pacientes chegarem com sintomas de diarreia, vômitos e dores abdominais decorrentes de ingestão de água contaminada.

Para o médico Adailton Leão, a prevenção é simples: acesso à água tratada, filtrada e/ou fervida para evitar os problemas. “Água é um líquido precioso e vital para a a vida, mas ela também traz doenças quando não é limpa”, falou.

Este ano, 88 pacientes já foram internados, precisando de medicação venosa, entre outros procedimentos. Ainda segundo a coordenadora do Regional, as secretarias municipais são avisadas quando há aumento nos casos, afim de que possam tomar as medidas necessárias, como uso de hipoclorito de sódio nas caixas de água das residências.

“Esse é um trabalho fundamental que os agentes de saúde fazem e que tem grande importância para a redução dos problemas”, acrescentou.

Provedor Geraldo Magela

Provedor Geraldo Magela

Para o Provedor Geraldo Magela, a divulgação dos dados é necessária para que a população tenha conhecimento do trabalho realizado no Hospital, mas sobretudo, para que as pessoas tomem suas precauções.

“Beber água parece ser um ato tão simples e necessário aos seres vivos. Mas todos têm que ter cuidados adicionais para que, matar a sede, não traga riscos à saúde”, comentou.

No período das chuvas, que compreende os meses de maio a junho, o Regional chegou a ultrapassar os três mil atendimentos.