Geral

Vento Nordeste é comum entre os meses de novembro e dezembro

16/11/2017
Vento Nordeste é comum entre os meses de novembro e dezembro
Monitoramento desse fenômeno também é acompanhado pela Sala de Alerta da Semarh

Monitoramento desse fenômeno também é acompanhado pela Sala de Alerta da Semarh

O Vento Nordeste ganhou força em Alagoas no início do mês de novembro com rajadas de vento que podem chegar a 40 e 50 quilômetros por hora. A Sala de Alerta da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) explica que esse fenômeno é característico nessa época do ano.

Os alagoanos puderam sentir uma maior intensidade dos ventos nos últimos dias no Litoral do Estado, chegando ainda a toda capital alagoana.

O meteorologista da Semarh, Henrique Mendonça, explica que a formação do Vento Nordeste aparece entre os meses de novembro e dezembro, período de transição entre primavera e verão.

“A formação do vento ocorre pela diferença do sistema de alta e baixa pressão atmosférica, no qual o vento sai da alta pressão para a baixa. Fatores como a radiação solar e a frente fria que está vindo do Sul da Bahia também influenciam”, explica Henrique.

O meteorologista ressalta ainda, que dentro do período característico do Vento Nordeste, a intensidade do vento sofre nuances. Ou seja, em dias alternados, o vento poderá ter rajadas mais intensas. Em outras ocasiões, perde a sua força.

O monitoramento desse fenômeno também é acompanhado pela Sala de Alerta da Semarh. Todas as informações, além de catalogadas, são enviadas à Defesa Civil Estadual.