Política

TRF-5 arquiva denúncia por crime ambiental contra o senador Renan

30/11/2017
TRF-5 arquiva denúncia por crime ambiental contra o senador Renan
Renan comemorou a decisão do TRF-5 em arquivar a denúncia feita em 2013

Renan comemorou a decisão do TRF-5 em arquivar a denúncia feita em 2013

O senador Renan Calheiros (PMDB) vai aos poucos colhendo novas vitórias diante de denúncias feitas pelo Ministério Público Federal (MPF). A última foi o arquivamento pelo Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF-5) com sede em Recife (PE) da denúncia de crime ambiental contra o senador alagoano, sob a acusação de que teria mandado pavimentar com paralelepípedos o trecho de uma estrada na estação ecológica de Murici.

A denúncia foi feita pelo então procurador-geral da República, Roberto Gurgel, praticamente às vésperas da eleição para a presidência do Senado, em 2013, quando Renan disputou contra o ex-senador e procurador da República, Pedro Taques (MT). Renan venceu fácil a eleição e na época considerou a denúncia feita por Gurgel como um ‘factoide politico’ com a finalidade de criar embaraços para sua candidatura (considerada favorita) à presidência do Senado.

Em nota divulgada nesta quinta, 30, a coluna Radar, do jornalista Maurício Lima, da revista Veja online, destaca a decisão tomada pelo pleno do TRF-5. Leia o texto abaixo.

Tribunal arquiva denúncia de crime ambiental contra Renan

Sua empresa era acusada de ter pavimentado uma via em uma área de conservação ambiental

A maré de Renan Calheiros parece mesmo estar a seu favor. Em Alagoas, o pleno do TRF-5 arquivou, por 12 a 1, a acusação de crime ambiental contra o senador. Em 2015, o STF, a pedido de Rodrigo Janot, tornou improcedente a ação, impetrada em 2013 pelo então PGR Roberto Gurgel. Só ontem o TRF seguiu a decisão da Corte mais alta.

Como proprietário da Agropecuária Alagoas Ltda, Renan era suspeito de ter pavimentado ilegalmente, com paralelepípedos, uma estrada na estação ecológica Murici. Na oportunidade, Janot recomendou o arquivamento porque não foi constatado que a ordem para a pavimentação partiu do peemedebista.

Senador comemora decisão

Em sua página no Facebook, o senador Renan Calheiros comemorou mais uma decisão favorável no âmbito judicial a seu favor.

“Mais uma denúncia arquivada contra mim. Essa foi apresentada pelo ex-procurador [geral da República] Roberto Gurgel em janeiro de 2013. Exatamente na véspera da eleição para a presidência do Senado que disputei com o então senador (e procurador) Pedro Taques. Resisti e venci. O STF já havia rejeitado essa denúncia. Agora foi o TRF-5. Vamos em frente!