Geral

Prefeitura de Palmeira lança Novembro Azul com diversas ações de saúde

08/11/2017
Prefeitura de Palmeira lança Novembro Azul com diversas ações de saúde
Novembro azul é iniciado em Palmeira

Novembro azul é iniciado em Palmeira

A Prefeitura de Palmeira dos Índios, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) lançou ontem (7), no município, a Campanha Novembro Azul. A abertura do mês dedicado aos cuidados da saúde do homem, especialmente o câncer de próstata e o diabetes, aconteceu no antigo prédio da Dipal e reuniu centenas jovens, adultos e idosos que procuraram os serviços de assistência médica e odontológico ofertados pelo governo municipal. Na ocasião, 300 mototaxistas participaram de uma motocada e do mutirão de saúde e receberam os novos coletes que usarão, a partir de agora, para trabalhar na cidade.

Durante todo este mês, a SMS, por meio das Unidades Básicas de Saúde (UBS), estará trabalhando diversos temas como o diabetes, o próprio câncer de próstata, acidentes de trânsito, lei seca, alcoolismo, sedentarismo e alimentação saudável para alertar os homens palmeirenses sobre prevenção e cuidados com a saúde. Serviços como aferição de pressão arterial, glicemia capilar, testes rápidos, vacinas, antropometria, aferição de pressão intraocular e serviços de saúde bucal estarão disponíveis em ações descentralizas e também nas UBS.

O câncer de próstata é o segundo tumor mais comum em homens brasileiros e um dos tipos mais curáveis que existe, porém o tratamento traz algumas consequências para o homem. É praticamente certo que o paciente irá vivenciar problemas como disfunção erétil ou até impotência sexual. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), só em 2016 foram registrados 61 mil casos da doença.

Novembro azul é iniciado em Palmeira

Novembro azul é iniciado em Palmeira

De acordo com o prefeito Júlio Cezar, os homens precisam ser mais atenciosos com a própria saúde e, sobretudo, evitar o preconceito na hora de realizar exames como o de câncer de próstata. “Ainda existe um certo preconceito na hora de fazer certos exames, por parte de muitos homens, como o de câncer de próstata. As mulheres são mais cuidadosas, fazem consultas, exames e buscam tratamento porque para elas a vida vale muito, e assim, elas vivem muito mais. Devemos tomar isso como exemplo e buscar ajuda e cuidados com a nossa saúde. Ações como o Outubro Rosa e o Novembro Azul são muito importantes para a prevenção e diagnóstico de doenças, pois quanto mais cedo elas forem descobertas maiores são as chances de cura”, afirmou o prefeito.

Participaram da abertura da Campanha Novembro Azul a secretária de Saúde Kátia Born, o Superintendente da SMTT Rollemberg Albuquerque e vereadores do município.