Geral

Nado artístico do Cepa representa Alagoas em competição nacional no Rio

13/11/2017
Nado artístico do Cepa representa Alagoas em competição nacional no Rio
Integrantes da equipe treinaram intensamente para a competição

Integrantes da equipe treinaram intensamente para a competição

A equipe de nado artístico – antes conhecido como nado sincronizado – do Centro Educacional de Pesquisas Aplicadas (Cepa) – vai representar Alagoas no Campeonato Brasileiro de Categorias, que acontece de 14 a 19 de novembro no Parque Maria Lenk, no Rio de Janeiro. Ao todo, mais de 500 atletas estarão presentes no evento.

O grupo, que viaja com o apoio das Secretarias de Estado da Educação (Seduc) e do Esporte, Lazer e Juventude (Selaj), competirá com as melhores equipes do país: este ano, pela primeira vez, Alagoas participará do Nível A da competição, onde estão presentes clubes como Flamengo (RJ) e Paineiras (SP), os quais costuma revelar as atletas da seleção brasileira. Os alagoanos levarão para a competição uma apresentação solo, três duetos, duas apresentações na categoria Sênior e duas coreografias livres.

A coordenadora da equipe de nado artístico do Cepa, Erielza Homero, conta que o projeto já tem seis anos de atividades e que, para este campeonato, a equipe vem se preparando há cerca de um ano. “Estamos felizes e muito motivados. Competiremos, de fato, com os melhores do Brasil, mas queremos fazer bonito e representar nosso estado”, declarou a professora, bastante confiante.

Expectativa – Os integrantes da equipe treinaram intensamente para a competição. É o caso das estudantes Bianca Godoy e Elidiane Karolyne, que competirão no dueto. Alunas da Escola Estadual Professor José da Silveira Camerino, as garotas são amigas há bastante tempo, contam que tem muita coisa em comum, além da paixão pelo nado artístico. Uma sintonia que faz a diferença no nado artístico.

“Nós temos uma rotina praticamente de irmãs, pois estudamos juntas, somos vizinhas de bairro e ainda treinamos juntas. Nossa amizade conta muito na hora da execução das coreografias, pois é preciso muita sintonia para manter o sincronismo e, muitas vezes nos entendemos só com um olhar”, explicam as estudantes.

Caçula da equipe, a estudante Ana Beatriz Kummer, de nove anos, vai competir na categoria infantil e explana sua alegria em fazer parte da equipe de nado artístico do Cepa. “Estou muito alegre e nervosa ao mesmo tempo, é um privilégio representar o nosso estado. Estou com esperança de que trarei bons resultados. O esporte é muito presente em minha vida: além do nado artístico, também pratico judô, ginástica rítmica, ballet e xadrez”, disse a estudante do Colégio Maria Montessori.

Único integrante do sexo masculino da equipe, Victor Souto Vieira foi o primeiro estudante a compor uma equipe de nado sincronizado, quebrando tabus. Ele conta como foi a sua migração da natação para o nado sincronizado. “Sempre me interessei por educação física, fazia parte da equipe de natação aqui do Cepa e, depois que fiz um curso para árbitro, as portas começaram a se abrir pra mim. Cheguei a ser auxiliar técnico da equipe, foi quando recebi o convite e me interessei pelo nado artístico. O tabu só existe fora da água, quando entramos nela, somos todos iguais”, declarou o estudante.

Equipe de nado artístico - antes conhecido como nado sincronizado - do Centro Educacional de Pesquisas Aplicadas (Cepa) – vai representar Alagoas no Campeonato Brasileiro de Categorias

Equipe de nado artístico – antes conhecido como nado sincronizado – do Centro Educacional de Pesquisas Aplicadas (Cepa) – vai representar Alagoas no Campeonato Brasileiro de Categorias