Cidades

Município de São Sebastião é beneficiado com obras do Programa Pró-Estrada

12/11/2017
Município de São Sebastião é beneficiado com obras do Programa Pró-Estrada
Três quilômetros das principais ruas foram reestruturados. Além do asfalto, o trecho passa a contar com sinalização vertical e horizontal

Três quilômetros das principais ruas foram reestruturados. Além do asfalto, o trecho passa a contar com sinalização vertical e horizontal

O governador Renan Filho e o secretário de Transporte e Desenvolvimento Urbano, Mosart Amaral, inauguraram, na manhã desta sexta-feira (10), duas obras do Programa Pró-Estrada em São Sebastião: a recuperação asfáltica do trecho de 22,46 quilômetros da AL-110, entre este município e Arapiraca, e a reestruturação de vias urbanas da cidade, que receberam cobertura asfáltica.

“Essa é uma das principais cidades do Agreste alagoano, vocacionada para a agricultura e para o comércio. Por isso, estamos fazendo investimentos aqui e em toda a região. São Sebastião está, agora, mais limpa, mais bonita e com maior mobilidade urbana”, disse o governador.

Três quilômetros das principais ruas foram reestruturados. Além do asfalto, o trecho passa a contar com sinalização vertical e horizontal, beneficiando os mais de 34 mil moradores de São Sebastião.

“Eu chego a me emocionar. São poucas as vezes que você ver um governador olhar para os municípios como Renan Filho tem olhado. Sou prefeito pela quarta vez e quem passou por aqui como governador nem adeus com mão fechada nos deu. Essa obra de pavimentação em asfalto foi um gesto muito nobre dele. Um município pobre como São Sebastião, e outros que sobrevivem unicamente de repasses, não teria como fazer uma obra dessa”, afirmou o prefeito do município, José Pacheco.

Ele disse que a recuperação da AL-110 é de fundamental importância para os municípios de São Sebastião e Arapiraca, interligados pela rodovia, sobretudo do ponto de vista econômico.

“São Sebastião fica a 23 km de Arapiraca, onde as pessoas fazem muitas compras. Embora nosso comércio também seja forte, os moradores daqui vão a Arapiraca em busca de outros serviços, a exemplo do cinema, do shopping”, observou o prefeito.

Durante a solenidade, Renan Filho anunciou a construção de um Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp), de uma escola e de um Centro Nutricional (Casa da Sopa) em São Sebastião. De acordo com o prefeito do município, José Pacheco, os terrenos já foram viabilizados.

Pró-Estada

Junto com São Sebastião, mais de 60 municípios alagoanos já foram beneficiados com os serviços de implantação de estradas, além da recuperação asfáltica de acessos, vias urbanas e rodovias no Estado. Com pouco mais de um ano de atuação, o Pró-Estrada já percorreu e operou em cerca de 700 km da malha viária alagoana.

“As pesquisas nacionais indicam que temos estradas em situação de excelência. Vamos seguir trabalhando para levar o Pró-Estrada para todo o Estado”, enfatizou Mosart Amaral.

Curralinho
Acompanhado pelo prefeito e os deputados estaduais Francisco Tenório e Jó Pereira, Renan Filho seguiu, após a solenidade, ao distrito de Curralinho. Na localidade, ele assinou a ordem de serviço para a implantação e pavimentação do acesso ao povoado e a construção da ponte sobre o rio Perucaba.

As obras serão executadas pelo Governo do Estado com recursos de emenda parlamentar do senador Benedito de Lira, que prestigiou a solenidade. Os serviços terão início imediato e devem ser concluídos em março do próximo ano.

Serão 3,7 km de acesso implantado e pavimentado, além de mais 18 metros de construção da nova ponte sobre o rio Perucaba, em Curralinho. “Vamos sair do barro e ganhar dois acessos”, comemora a aposentada Dominilha Pereira, 76 anos, 50 deles vividos no distrito.

Durante a solenidade, Renan Filho anunciou que, após a conclusão do acesso a Curralinho, o Governo do Estado vai asfaltar, por meio do Pró-Estrada, todas as ruas do distrito, pavimentado a paralelepípedos na atualidade. Ele garantiu, ainda, que vai doar uma ambulância zero quilômetro para servir à comunidade, onde residem mais de mil habitantes.

Prestigiaram, ainda, a solenidade o presidente da União dos Vereadores de Alagoas (Uveal), Fabiano Leão; o diretor-presidente do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Hélder Gazzaneo, e os prefeitos de Craíbas, Ediel do Leite, e de Porto Real do Colégio, Aldo Popular.