Alagoas

Mata Grande recebe Cisp e Programa Força Tarefa no último dia de Governo Presente

25/11/2017
Mata Grande recebe Cisp e Programa Força Tarefa no último dia de Governo Presente
Fotos: Agência AlagoasGovernador e o secretário também lançaram o Programa Força Tarefa de Segurança Pública e uma viatura foi entregue à Polícia Militar

Governador e o secretário também lançaram o Programa Força Tarefa de Segurança Pública e uma viatura foi entregue à Polícia Militar

O município de Mata Grande vai receber um Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp) do tipo 1. A ordem de serviço foi assinada no início da noite deste sábado (25) pelo governador Renan Filho e o secretário em exercício da Segurança Pública, Manoel Acácio Júnior.

A solenidade foi realizada na Praça da Matriz de Nossa Senhora da Conceição, Centro da cidade, e integrou a programação da 8ª edição do Governo Presente, realizado no Alto Sertão de Alagoas. A comitiva foi recebida pelo prefeito de Mata Grande, Erivaldo Mandu.

Ele recordou que por causa da violência, a cidade perdeu a agência do Banco do Brasil, que fechou as portas. “Estamos sofrendo com a violência porque somos um município que fica perto da divisa de Alagoas com os Estados da Bahia, de Sergipe e Pernambuco. Em março, o governador me deu a palavra que construiria um Cisp aqui e está cumprindo, por isso hoje é um dia de muita felicidade”, declarou o prefeito.

Durante a cerimônia, o governador e o secretário também lançaram o Programa Força Tarefa de Segurança Pública. Uma viatura foi entregue à Polícia Militar. Outras duas serão fornecidas quando o Cisp ficar pronto, dentro de três meses.

O Programa Força Tarefa reforça o policiamento ostensivo por meio da contratação de policiais militares em dias de folga. “O Força Tarefa de Segurança Pública é uma realidade na capital e no interior do Estado, inclusive agora, aqui em Mata Grande”, afirmou o secretário em exercício da Segurança Pública.

O Centro de Segurança reúne os policiais civis e militares em um único ambiente de trabalho, dotado de toda a infraestrutura necessária para o desempenho de suas atividades e o atendimento à população.

Em Alagoas, já estão em funcionamento oito Cisps e até final do ano serão entregues mais três. A meta é entregar 20 Centros Integrados até o final de 2018. “Onde as Centrais de Polícia (Centros Integrados) se instalam, os índices de violência são reduzidos drasticamente. Aqui em Mata Grande não será diferente”, garantiu Renan Filho.

Água

Antes da cerimônia na Praça da Matriz, o governador e o secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Alexandre Ayres, inauguraram um sistema de abastecimento e de dessalinização por meio do Programa Água Doce, do Ministério da Integração Nacional, em parceria com o Governo do Estado.

O sistema vai beneficiar 180 famílias das comunidades Faveira e Ouricuri, na zona rural de Mata Grande. A solenidade foi realizada à tarde, neste povoado.

Em seu discurso, o senador Renan Calheiros afirmou que não vai poupar esforços para, junto com o governador do Estado, asfaltar os 11km de acesso à Mata Grande até a ligação com a BR-316, cujo trecho Carié / Inajá já esta sendo implantado. Outra obra anunciada foi a reconstrução da estrada que liga Mata Grande a Inhapi, além da restauração do prédio histórico da Cadeia Pública de Mata Grande.

“Nesses três dias de Governo Presente, participei de pelo menos 25 eventos. Estou com os pés doloridos, mas sou movido a calor humano e estou muito feliz. Essa é uma demonstração de que temos feito valer cada dia desse mandato de quatro anos. Temos tirado do papel projetos históricos, anunciados em tempos de campanha e nunca realizados. São sonhos que agora se transformam em realidade”, finalizou Renan Filho.