Cidades

Maragogi será polo de ensino da FAT

12/11/2017
Maragogi será polo de ensino da FAT

Diretores, coordenadores e membros da equipe técnica da Faculdade de Tecnologia de Alagoas (FAT) apresentaram, na manhã da última quarta-feira (8.11), o projeto de implantação do polo de ensino da instituição que será instalado em Maragogi em 2018 a fim de atender à população do litoral norte de Alagoas e do litoral sul de Pernambuco. A reunião foi realizada no auditório da Cooperativa dos Pequenos Agricultores Organizados (Coopeagro), em Maragogi, e contou com a presença do prefeito da cidade, Sérgio Lira, de secretários municipais, empresários da rede hoteleira do município e representantes do trade turístico do litoral norte de Alagoas.

“Nosso objetivo é participar do desenvolvimento da região por meio da educação, com a oferta de cursos presenciais e online, e com ações sociais desenvolvidas pela nossa equipe”, disse Mário César Jucá, diretor da faculdade, ao destacar que esse é o primeiro passo do projeto de expansão da instituição, que prevê unidades também fora do Estado. “Temos convênio com a Universidade Atlântica, em Portugal, para a oferta de mestrado e, em breve, vamos abrir um polo educacional no país europeu”, antecipa o diretor.

Para o prefeito Sérgio Lira, a instalação do polo de ensino da FAT vai contribuir com o processo de transformação do município. “Só podemos mudar a massa crítica com a educação. Por meio dela, podemos mudar o mundo”, disse ele, ao anunciar que o polo vai funcionar, provisoriamente, no endereço da Universidade Aberta do Brasil (UAB), na Escola Municipal Dr. José Jorge de Farias Sales e, posteriormente, será transferido, em definitivo, para o prédio do antigo IFAL, localizado às margens da AL-101 Norte.

Durante a manhã, também foi divulgado o site www.fat-al.edu.br/maragogi, por meio do qual é possível realizar a pré-inscrição para cursos presenciais e na modalidade Educação a Distância – como curso de Guia de Turismo, Recreador, Garçom, Camareira, Excelência no Atendimento A&B, Empreendedorismo e Vendas, e Técnico em Enfermagem – promovidos pela instituição, atendendo às necessidades de qualificação profissional da região. “Temos duas unidades em Maceió, uma no Barro Duro e outra, no Antares, que somam 21 laboratórios que contemplam todas as áreas do conhecimento. A proposta é também oferecer essa estrutura em Maragogi, ofertando aqui cursos de graduação, pós-graduação, cursos técnicos, cursos de capacitação e de atualização”, explicou Pedro Mascarenhas, Diretor de TI da instituição, ao apresentar um vídeo em homenagem ao município de Maragogi, destacando as belezas naturais, o artesanato, a gastronomia e o potencial turístico da região. “Nosso objetivo é, em 2018, atuar como um polo efetivo, com cursos de graduação e, para 2019, efetivar a transformação do polo em faculdade”, salientou.

Ao final da apresentação, todos foram convidados para saborear um café da manhã produzido por alunos e professores do curso de Gastronomia da FAT. “A falta de qualificação profissional ainda é uma carência gritante. É uma alegria receber a FAT aqui em nosso município e, assim, qualificar para inserir a população no mercado de trabalho”, comemora Márcia Fidelis, Secretária do Trabalho de Maragogi. “Se já oferecemos serviços de qualidade, vamos aperfeiçoar e, com as diversas opções em cursos que a FAT oferece, vamos conseguir abrir outras opções de serviços para o Turismo, o que é muito bom”, anima-se Thereza Dantas, Secretária de Turismo do município.

Doradia Durán, gerente de RH dos Hotéis Salinas, o resort apresenta uma grande dificuldade para formação de lideranças. “Em 2018, vamos inaugurar uma unidade em Japaratinga e precisamos contratar 300 pessoas. Para o nível operacional, não temos muita dificuldade, mas a mão de obra especializada é uma carência grande. Ter a FAT aqui em Maragogi parece um sonho se tornando realidade”, confessa a gerente. Opinião compartilhada por Dalma Ferreira, gerente do Costa dos Corais Convention, entidade que representa o trade turístico do litoral norte. “Com a qualificação, ganhamos ainda mais qualidade no atendimento ao turista”, pontua ela. “Qualquer iniciativa nessa direção é bem-vinda. Estamos muito felizes”, destaca João Nogueira, diretor do Costa dos Corais Convention e proprietário da Pousada Igarakuê, localizada em Japaratinga.