Geral

Lixão de Olho D’Água Grande é encerrado

16/11/2017
Lixão de Olho D’Água Grande é encerrado
Resíduo gerado pelo município de Olho d´Água Grande será enviado para a Central de Tratamento localizada em Craíbas

Resíduo gerado pelo município de Olho d´Água Grande será enviado para a Central de Tratamento localizada em Craíbas

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos encerrou, nesta quinta-feira (16), o 39° lixão nos municípios do interior alagoano. Desta vez, a Prefeitura de Olho d´Água Grande, localizada na região Agreste, garantiu um importante passo para a gestão adequada dos resíduos sólidos.

Na solenidade para o fechamento do lixão, representantes do município, da Semarh e do Instituto do Meio Ambiente (IMA) estiveram presentes.

O secretário Alexandre Ayres destacou a projeção recebida pelo Estado de Alagoas ao seguir um planejamento para gerir corretamente os resíduos e promover a pauta sustentável junto aos municípios.

“Até o final de 2014, apenas a capital Maceió destinava seus resíduos para um aterro sanitário construído na própria cidade. A partir de 2015, o Governo de Alagoas passou a planejar o encerramento dos lixões nas cidades. A Semarh atuou na construção do Plano Estadual de Resíduos Sólidos e entregou às prefeituras os Planos Intermunicipais de Resíduos Sólidos. Ao dar cumprimento ao que esses mecanismos preconizam, o Estado já conta com 39 lixões fechados”, contextualizou o secretário.

O resíduo gerado pelo município de Olho d´Água Grande será enviado para a Central de Tratamento localizada em Craíbas.

Municípios sem lixões

Atualmente, as cidades que destinam adequadamente seus resíduos e encerraram seus lixões são: Olho d’ Água das Flores, Batalha, Senador Rui Palmeira, Carneiros, Monteirópolis, São José da Tapera, Olivença, Santana do Ipanema, Belo Monte, Pão de Açúcar, Maravilha, Palestina, Cacimbinhas e Dois Riachos, na região do Sertão.

No Agreste, as cidades são Arapiraca, Limoeiro de Anadia, Coité do Nóia, Igaci, Taquarana; Craíbas, São Sebastião, Lagoa da Canoa, Junqueiro, Feira Grande, Girau do Ponciano, Paulo Jacinto, Traipu, Campo Alegre e Olho d´Água Grande.

Os municípios da Região Metropolitana também encerraram os lixões. São eles: Pilar, Santa Luzia do Norte, Atalaia, Marechal Deodoro, Satuba, Messias, Mar Vermelho, Rio Largo e Coqueiro Seco.