Política

Grupo situacionista em Arapiraca poderá implodir em 2018

15/11/2017
Grupo situacionista em Arapiraca poderá implodir em 2018

As eleições proporcionais em 2018 em Alagoas será uma das mais difíceis mesmo para quem vai para a releição e, sobretudo para os novos postulantes sem experiencia politica, liderança e serviços prestados a comunidade. O voto livre será muito bem disputado no segundo colégio eleitoral do Estado que está com um volume considerável de pré-candidatos a deputado estadual e federal .

Além do descrédito e desgastes de muitos políticos com o envolvimento em operações de combate a corrupção e a improbidade administrativa através de investigações do Ministério Público Federal e a Polícia Federal. Para esses políticos será difícil mesmo conquistar o volume de votos necessários para se eleger, após a aprovação da reforma politica.

Os postulantes à Câmara dos Deputados terão que conseguir 160 mil votos para fazer o primeiro eleito da coligação. Quanto aos postulantes a Assembleia Legislativa Estadual (ALE), estima-se que terão que conseguir acima de 56 mil votos para fazer o primeiro deputado da coligação.

Para a eleição de 2018 o quociente eleitoral (resultado dos votos de uma divisão) deverá aumentar em relação ao pleito de 2014.Na última eleição os campeões de votos em 2014 foram JHC -(PSB)135.929 votos, para deputado federal e Rodrigo Cunha (PSDB) 60.756 votos para deputado estadual. Sua votação foi expressiva em Maceió, em Arapiraca obteve pouco mais de 8 mil votos.

Rodrigo Cunha ainda não definiu se vai disputar a reeleição ou disputar uma das vagas para a Câmara dos Deputados. Em Arapiraca o deputado estadual Severino Pessoa (sem partido) já anunciou que vai disputar um mandato de deputado federal. Pessoa é aliado do prefeito Rogério Teófilo (PSDB) domina duas principais secretarias municipais educação e saúde e a esposa a vice-prefeita Fabiana Pessoa deve disputar um mandato de deputada estadual.

Implosão do grupo situacionista

Com o volumoso número de pré-candidatos a Assembleia Legislativa Estadual com pré-candidatos privilegiados a exemplo da vice-prefeita Fabiana Pessoa (PSC) e do filho do prefeito Rogério Teófilo (PSDB) Moacir Teófilo Neto, poderá ocorrer uma implosão no grupo situacionista na disputa pelo uso da máquina administrativa para fins eleitorais.

Rogério Teófilo

Rogério Teófilo

Os demais pré-candidatos do grupo do prefeito Rogério Teófilo, são; Breno Albuquerque (PDT) filho do ex-deputado estadual Dudu Albuquerque e possivelmente Aurélia Fernandes (PSB). A Justiça Eleitoral deve ficar atenta as manobras políticas em 2018 no Centro Administrativo. Evidentemente, o gestor vai usar a máquina administrativa para tentar eleger o filho para conquistar o primeiro mandato da sonhada carreira politica iniciando pela Casa de Tavares Bastos.

Essa pratica politica foi usada pelo então prefeito Severino Leão há décadas passadas para eleger o irmão, Demuriez Leão deputado Estadual. Essa pratica foi usada também pela ex-prefeita Célia Rocha (PTC) para eleger o filho, Daniel Rocha vereador por Arapiraca. A Justiça Eleitoral deve está bem atenta a essas manobras do poder público nas eleições 2018 em todo o Estado e particularmente no segundo colégio eleitoral do Estado a cidade de Arapiraca.