Geral

Coringa traz Detran para Sipat 2017 e conscientiza funcionários sobre segurança no trânsito

30/11/2017
Coringa traz Detran para Sipat 2017 e conscientiza funcionários sobre segurança no trânsito
Fotos: AssessoriaCoringa traz Detran para Sipat 2017 e conscientiza funcionários sobre segurança no trânsito

Coringa traz Detran para Sipat 2017 e conscientiza funcionários sobre segurança no trânsito

A Semana de prevenção de acidentes (Sipat) que é realizada todos os anos no Grupo Coringa, este ano contou com ações inovadoras idealizadas pela Comissão Interna de Acidentes de Trabalho (Cipa). Além de palestras e serviços oferecidos pela Secretaria de Saúde de Arapiraca e Sesi, o evento contou com a participação pioneira do Departamento de trânsito de Alagoas (Detran).

Uma equipe com 22 colaboradores foi liderada pelo tenente Emanuel Costa, coordenador Estadual da operação Lei Seca. A equipe conduziu a blitz educativa, ação que permite conscientizar os funcionários sobre as infrações cometidas no trânsito. A ação faz parte do novo conceito de administração do Detran que se preocupa com a mudança de hábitos no trânsito para diminuir o risco de acidentes. Segundo o tenente Emanuel Costa, a blitz educativa nas empresas faz parte da nova visão de humanização do órgão que além disso, leva palestras para faculdades e escolas e visita bares e restaurantes.

“Estas atuações não tem um intuito de punição e sim de fazer com que as pessoas reflitam sobre o modo como dirigem. Hoje 70% dos acidentes são causados pelo uso do celular ao dirigir. Já o alcoolismo tem diminuído substancialmente. Em 2017 representou apenas 15% dos casos. Esses números também são reflexo do trabalho preventivo e educativo que realizamos em todo Estado”, enfatizou. Durante a palestra houve depoimentos de pessoas comuns e de funcionários que tiveram alguma perda proveniente da imprudência no trânsito.

“Perdi meu irmão que foi imprudente e bebeu antes de dirigir. Hoje tento conscientizar outras pessoas para que não cometam o mesmo erro que ele cometeu”, explicou o funcionário Ademar Teles do setor demManutenção, que perdeu seu irmão vítima de acidente de trânsito. Para o gerente comercial e de Marketing do Coringa, Sérgio Murilo, a participação do Detran no evento não só conscientiza, mas previne acidentes na família de cada funcionário que trabalha na indústria. “Excelente esta iniciativa do Detran nas empresas. Multiplicar este conhecimento poderá salvar a vida da família e dos amigos de cada funcionário presente. Pois se cada um passar para frente estas informações, a vida de muita gente estará sendo poupada”, concluiu.

A Sipat teve início no dia 27 de novembro e vai até amanhã. As ações passam por palestras, encenações teatrais, além de serviços como orientações nutricionais, testes de glicemia e aferição de pressão. Estima-se que mais de 400 funcionários já participaram do evento que acontece no auditório da empresa.