Geral

Setor de serviços em Alagoas teve maior queda do país em agosto de 2017, diz IBGE

17/10/2017
Setor de serviços em Alagoas teve maior queda do país em agosto de 2017, diz IBGE

O volume do setor de serviços em agosto de 2017 teve uma redução de 5,9 % em relação ao mês anterior. A informação é da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgada nesta terça-feira (17). O estado teve a maior variação negativa entre as unidades da federação.

A pesquisa busca produzir indicadores que permitam o acompanhamento da evolução do setor de serviços, também conhecido como setor terciário. Ele engloba as atividades de serviço e comércio de produtos e faz parte dos três setores da economia. Os outros dois são os setores primário (agricultura, pecuária, pesca, extração mineral, etc.) e secundário (indústria).

Além de Alagoas, os estados que mais tiveram as maiores quedas foram a Paraíba (-3,6%) e Amazonas (-2,9%). De julho para agosto, as maiores taxas positivas partiram de Roraima (9,8%), Bahia (3,8%) e Piauí (3,5%).

No país, o setor recuou 1,0% com relação a julho. Já em relação ao mesmo mês de 2016, os serviços caíram 2,4%, e mantiveram a sequência negativa iniciada em abril de 2015.

A maior queda do setor foi registrada nos serviços prestados às famílias. Com recuo de 4,8%, este ramo de atividade teve interrompida uma sequência de três resultados positivos.