Cidades

Prefeituras do interior de AL se unem para realizar concursos públicos em 2018

16/10/2017
Prefeituras do interior de AL se unem para realizar concursos públicos em 2018

Prefeituras do interior de Alagoas estão se mobilizando para realizar concursos públicos ainda no primeiro semestre de 2018. Segundo a Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), até o momento, 9 prefeituras se juntaram para contratar uma empresa que organize os certames para todas elas, reduzindo assim o os custos com a realização das provas.

Até o momento, há concursos previstos para:

Belo Monte
Coité do Nóia
Pão de Açúcar
Mar Vermelho
Mata Grande
Major Izidoro
Senador Rui Palmeira
Taquarana
Traipu

Ainda não há data para a divulgação dos editais. Destas prefeituras, apenas Traipu já informou detalhes do concurso.

Nesta segunda, uma nota enviada à imprensa informava que o objetivo do concurso é o preenchimentoo de 221 vagas, nos níveis elementar, médio e superior, distribuídas em 27 cargos (confira a lista completa ao fim do texto).

No início deste ano, a prefeitura de Traipu havia informado que ofereceria 250 vagas e que as provas seriam realizadas em novembro. A assessoria de comunicação do Município explicou que houve uma reavaliação e que o número de vagas precisou ser reduzido.

Com relação à data, o secretário geral de Governo do município, Rodrigo Fonseca, afirma que as provas devem ser realizadas entre o final de março e o início de abril de 2018, ao mesmo tempo que as outras prefeituras.

“Com as provas sendo na mesma data, deverá haver uma redução na concorrência em favor de nossa população local pois, assim, muitos prováveis candidatos que moram em outras cidades deixarão de vir para Traipu”, afirma Fonseca.

Os demais municípios ainda não divulgaram informações sobre seus concursos. A reportagem do G1 tentou contato com todas elas, e apenas a assessoria de Pão de Açúcar informou que o número de vagas e os cargos ainda estão em fase de estudos.

A assessoria jurídica da AMA está orientando os município e intermediando as negociações com a empresa escolhida para realizar as provas, a Fundação Universitária de Extensão e Pesquisa (Fundepes).

“A AMA uniu a empresa com as prefeituras que vão fazer concurso. É um esforço conjunto de todas elas para reduzir custos. Outras 7 prefeituras ainda estão se organizando para cumprir alguns requisitos necessários, como aprovar a Lei de Isenção, a Lei de Cargos e Salários, entre outros. Nos próximos dias elas devem resolver essas pendências e poderão ser anunciadas”, explica a assessora jurídica da AMA, Brígida Alencar.

Uma nova reunião entre as prefeituras e a empresa organizadora está marcada para a próxima segunda (23), para definir detalhes como os valores para a realização dos certames.

Outros concursos

As prefeituras da Barra de São Miguel, Roteiro e São Miguel dos Campos não fazem parte do grupo mencionado pela AMA, mas têm concursos previstos para este ano e já divulgaram os respectivos editais. As inscrições estão abertas e vão até o dia 29 de outubro.