Geral

Palmeira inicia Outubro Rosa com diversos serviços para o público feminino

11/10/2017
Palmeira inicia Outubro Rosa com diversos serviços para o público feminino

A Prefeitura de Palmeira dos Índios, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou hoje (11) a abertura oficial do Outubro Rosa no município. Com o tema “Câncer de Mama tem cura, a sua saúde começa pela prevenção” o evento aconteceu na Praça Pedro Suruagy, em Palmeira de Fora, com a presença de diversos profissionais da área da saúde para atender o público feminino, que marcou presença durante toda a manhã nas tendas instaladas na praça.

Foram ofertados aferição de pressão arterial, glicemia, pressão ocular, serviços de saúde bucal, autoexame, solicitação de mamografia, vacina e testes rápidos. Mulheres de diversos bairros de Palmeira buscaram orientação sobre o Câncer de Mama, como fazer o autoexame, e demais orientações.

A secretária Kátia Born saudou a todos e agradeceu as parcerias que fizeram com que o evento acontecesse. “Hoje estamos iniciando, oficialmente, o Outubro Rosa de Palmeira dos Índios. Câncer é uma coisa séria e as mulheres precisam aprender a fazer o autoexame, a perceber alguma modificação na mama e região próxima, e caso venha a perceber algo diferente, procurar imediatamente o suporte necessário. A Secretaria conta com uma rede oncológica onde atende atualmente 20 palmeirenses, que passam por um completo acompanhamento médico e técnico”, destacou a secretária.

E continuou. “Agradecemos aos parceiros aqui presentes, médicas, biomédicos, enfermeiros, o Centro Avançado da Visão, e ao Claudevan, do Restaurante do Claudevan, que nos cedeu sua estrutura e espaço como ponto de apoio, servindo a toda a comunidade daqui de Palmeira de Fora e dos outros bairros palmeirenses. Lembrando que durante todo o mês de outubro haverá atendimento especial para as mulheres em todos os PSF’s da rede”, finalizou.

O Outubro Rosa é um  movimento internacional de conscientização para a detecção precoce do câncer de mama. Durante o mês de outubro, as unidades de saúde promovem ações de conscientização sobre o câncer de mama, compartilham informações e proporcionam maior acesso aos serviços de diagnóstico e tratamento da doença.  A luta contra o câncer de mama envolve a participação da população e de instituições públicas e privadas.

Confira a programação e os dias em que haverá o Dia D nas unidades de Saúde do município:

13/10 Manhã USB Vila Nova
16/10 Manhã USB São Francisco

USB Oásis I

17/10 Manhã USB Vila Maria
18/10 Manhã USB Boa Sorte

USB São Cristóvão II

19/10 Manhã

Tarde

USB São Cristóvão I

CEPI

20/10 Manhã USB Canafístula
23/10 Manhã USB Coruripe da Cal

USB Centro

24/10 Manhã

 

 

Noite

USB Caraíba Torta

USB Serra da Mandioca

USB Bonifácio

Ação SMS em parceria com o Ceproal, na Praça do Skate, a partir das 18:30h

25/10 Manhã USB Eucalipto

USB Serra da Boa Vista

26/10 Manhã USB Oásis I

USB Xucurus

Encerramento do Outubro Rosa com uma grande caminhada pelas ruas da cidade

Data: 31/10/17