Cidades

ONG Visão Mundial promove festa das Crianças com construção de brinquedotecas no sertão alagoano

25/10/2017
ONG Visão Mundial promove festa das Crianças com construção de brinquedotecas no sertão alagoano

A brincadeira é a ferramenta que as crianças utilizam para conhecer a si mesmas e o mundo que as cerca. Na primeira infância, entre 0 a 6 anos, essa prática é essencial para um bom desenvolvimento e segundo a Unicef, cerca de 30% das crianças no mundo não atingem sua plena capacidade por falta de incentivo. Com o objetivo de auxiliar no desenvolvimento das crianças, a Visão Mundial, a maior organização não-governamental humanitária do mundo e especializada na proteção à infância, construiu duas brinquedotecas e festas em comemoração ao Mês das Crianças. Os pequenos foram beneficiados com a doação de brinquedos e as creches e centros educacionais receberam espaços lúdicos com mobília e utensílios, jogos educativos, livros infantis e brinquedos.

A construção das brinquedotecas aconteceu na Escola Municipal Professor Ranilson França de Souza e na Creche Casulo Menino Jesus, em Canapi, sertão alagoano. Desde segunda-feira (16), voluntários, famílias e equipes dos centros educacionais se mobilizaram. Além dos pontos de coleta em cada cidade, na plataforma digital do Dia das Crianças (visaomundial.org/diadascriancas) os voluntários puderam escolher os dias em que iriam ajudar na montagem e inauguração de cada espaço.

A realidade das creches e escolas públicas brasileiras é que elas não oferecem, na maioria das vezes, as condições estruturais para que professores e cuidadores disponham de espaços e materiais adequados para proporcionar atividades lúdicas e atrativas para as crianças. “O brincar é um direito fundamental à infância, pois tem relação direta com a promoção do seu desenvolvimento. Queremos mobilizar as pessoas com o propósito de garantir esse direito com as condições necessárias para as crianças”, conta Andréa Freire, assessora nacional de Educação da Visão Mundial Brasil.

Ação Voluntária

Na mesma plataforma digital, os voluntários puderam se inscrever para participar da montagem das brinquedotecas em creches e escolas públicas. As ações de voluntariado aconteceram na Escola Municipal Professor Ranilson França de Souza, localizada na Rua Sampaio Dória, 20-84, em Ponta Grossa, no dia 16/10 e no sertão alagoano, na Creche Casulo Menino Jesus, na Rua Dom Pedro II, antigo clube municipal, de 23 a 25/10 das 09h às 17h.

Dia das Crianças

A inauguração dos espaços vai contar com uma festa de comemoração. A programação irá contar com recreação e lanche para as crianças. O evento aconteceu na Escola Municipal Professor Ranilson França de Souza no dia 20/10 às 14h, e irá acontecer no sertão alagoano, na Creche Casulo Menino Jesus, amanhã, dia 26/10, às 10h.

Importância do brincar

O brincar é reconhecido como aspecto fundamental no desenvolvimento infantil; o cérebro nesta fase é duas vezes mais ativo do que o de um adulto. E para criar essa rede de informações, a criança precisa aprender e experimentar novas possibilidades, aumentar as relações sociais, elaborar autonomia de ação e organizar emoções.