Geral

Oito projetos da Sesau participam do concurso Ações Inovadoras

04/10/2017
Oito projetos da Sesau participam do concurso Ações Inovadoras
Concurso de Ações Inovadoras visa fomentar ideias que transformem o Executivo alagoano e faz parte das ações comemorativas do Mês do Servidor 2017 (Fotos: Olival Santos)

Concurso de Ações Inovadoras visa fomentar ideias que transformem o Executivo alagoano e faz parte das ações comemorativas do Mês do Servidor 2017 (Fotos: Olival Santos)

Oito projetos da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) estão entre os grandes finalistas do VIII Concurso de Ações Inovadoras, idealizado pelo Governo de Alagoas e promovido pela Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag). Destes, três foram criados pela Gerência Executiva de Valorização de Pessoas, que os executa junto às unidades de saúde e parceiros interessados no conteúdo.

Os projetos são capacitação para profissionais que atuam nos serviços de transporte de pacientes no âmbito intra-hospitalar; edital de credenciamento para técnicos especializados para desenvolver atividades de instrutória e correlatos na saúde; plano de capacitação para gestores de pessoas da saúde; desafios e possibilidades; concurso de redação Samu nas Escolas; Portal do Cidadão; procedimento operacional padrão para o abastecimento do Mosac; e sistema de informação para gestão de diárias.

Os três primeiros projetos são da equipe de Valorização de Pessoas, com contribuição do técnico Marcus Magno. “Todos sem qualquer ônus para os cofres públicos, com instrutores do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência [Samu], Hospital Geral do Estado [HGE] e da própria Sesau. Eles seguem a linha do Sistema Único de Saúde [SUS] direcionada ao serviço público”, pontuou Marcus Magno.

A capacitação foi pioneira e teve como público-alvo os padioleiros dos hospitais públicos alagoanos. O edital viabilizou a utilização dos renomados profissionais da Sesau na realização de palestras, cursos e qualquer outro tipo de capacitação. Já o plano foi uma alternativa para nivelamento dos servidores que exerciam as mesmas funções, porém não estavam contemplados com o mesmo cargo.

“O conteúdo está pautado, entre outros assuntos pertinentes, na ética, no planejamento, na postura, nas reações psicológicas perante o inusitado, nas avaliações e nos conceitos de biossegurança. E, para nós, organizadores dos projetos, o ganho foi tão grande quanto os conhecimentos conquistados durante as partilhas de experiências vividas por aqueles que lidam diretamente com os usuários”, acrescentou o técnico da Gerência Executiva de Valorização de Pessoas.

Não é a primeira vez que a Sesau tem seus projetos reconhecidos pela excelente qualidade. No ano de 2012, o InovaSUS destacou o projeto Avaliação de Desempenho do Servidor da Carreira de Apoio a Saúde. Em 2013 foi a vez do projeto Planos de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) receber a recomendação do Ministério da Saúde.

O Concurso

Junto à Superintendência da Escola de Governo de Alagoas, a Seplag justifica que o Concurso de Ações Inovadoras tem como intuito fomentar e reconhecer ideias que transformam o Poder Executivo alagoano e faz parte das ações comemorativas do Mês do Servidor 2017. O evento é totalmente voltado para a proposição de ideias e ações que contribuam com uma agenda positiva de mudanças dentro do serviço público.

Participam do concurso equipes de servidores em atividade nos órgãos públicos do Poder Executivo do Estado de Alagoas e que atuam na administração direta, agências, autarquias, fundações, bem como em empresas públicas e sociedades de economia mista.