Geral

Trabalho acadêmico aborda ações em Ciência, tecnologia e inovação em Alagoas

28/09/2017
Trabalho acadêmico aborda ações em Ciência, tecnologia e inovação em Alagoas

67bce501cb91ad9502815f64f147e976_L

Estudantes de Direito debateram ações do Estado com o secretário Regis Cavalcante. Ascom Secti

Estudantes de Direito debateram ações do Estado com o secretário Regis Cavalcante. Ascom Secti

Estudantes do 4º período do curso de Direito da Universidade Maurício de Nassau produziram um vídeo, como trabalho acadêmico, sobre as principais ações e projetos desenvolvidos em Alagoas pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti).

O trabalho faz parte da disciplina “Instituições democráticas e ordens constitucionais” e aborda os artigos 218 e 219 da Constituição Federal de 1988, que versa sobre o apoio e incentivo, por parte do Estado, ao desenvolvimento científico, à pesquisa, à capacitação científica e tecnológica e à inovação. O vídeo está disponível no link https://youtu.be/36_FsX2mHX0.

Para os membros da equipe, composta pelos universitários Ângelo Filho, Fernanda Carolina, Lucas Tributino e Zertson Pedrosa, a Secti tem um papel fundamental no estímulo e valorização da criatividade e atividade científica, seja de estudantes ou profissionais da área, por meio de atividades de extensão tecnológica que prezam pelo bem público e o progresso da CT&I, além do desenvolvimento do sistema produtivo regional, estimulando empresas que investem em pesquisa, criação de novas tecnologias e aperfeiçoamento dos seus recursos humanos.

“A ciência, tecnologia e inovação, faz parte de um plano de governo e estrutura de um Estado. São pilares garantidos pela nossa constituição. Nós, como alunos do curso de Direito, devemos nos inteirar sobre esses assuntos de relevância social e, por isso, escolhemos a Secti para nos ajudar nesse trabalho, pois ela é o principal órgão responsável pelo bom desenvolvimento científico em Alagoas”, disse o estudante Ângelo Filho.

O secretário da Secti, Regis Cavalcante, destacou que o Governo, mesmo com a atual situação econômica do país, vem investindo e incentivando ações de ciência e tecnologia. Ele destacou ainda que a Secti está sempre de portas abertas para a sociedade, trabalhando com ética e transparência.

“É um desafio construir políticas de CT&I no atual contexto econômico do Brasil, porém, na contramão disso, o governador Renan Filho tem garantido o incentivo e a valorização das pesquisas nas universidades e no crescimento do setor produtivo. É maravilhoso ver estudantes interessados em conhecer as ações e projetos da nossa pasta e de que forma a Secti atua no Estado. Estaremos sempre de portas abertas”, disse o secretário.