Geral

Sesi mantém hegemonia na Olimpíada Brasileira de Robótica

25/09/2017
Sesi mantém hegemonia na Olimpíada Brasileira de Robótica

IMG-20170925-WA0094

As equipes Atabótica 2, Sesi Senai Maceió 3 e Atabótica 3, das escolas Sesi/Senai de Alagoas, dominaram o pódio na modalidade prática da etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica, no nível 2 (ensino médio). No nível 1 (fundamental), a equipe Robocamp 2, da Escola Sesi Industrial Abelardo Lopes, no bairro da Cambona, conquistou o segundo lugar. O resultado é fruto do grande investimento do Serviço Social da Indústria (Sesi/AL) na preparação dos alunos. Essa é a terceira participação da entidade que, no ano passado, esteve entre as cinco melhores do Brasil.

Agora, os esforços estão concentrados para a OBR Nacional, que vai acontecer em Curitiba, entre os dias 7 e 10 de novembro próximo. O objetivo do Sesi é chegar bem na etapa nacional, com vistas à classificação para a etapa internacional da Olimpíada de Robótica, no Canadá.

“Já começamos treinando para a edição nacional. O primeiro objetivo, que foi sermos campeões estaduais, já está garantido. O próximo é sermos campeões nacionais e, para isso, nos dedicaremos ao máximo”, declarou o professor de Robótica do Sesi, Eduardo Cerqueira, dizendo-se orgulhoso de todas as equipes.

Preparação é destaque

Na semana anterior à prova prática, a Escola Sesi Industrial Abelardo Lopes promoveu uma simulação para que os alunos conhecessem a metodologia da Olimpíada, a partir da aplicação das regras e características similares ao ambiente da prova.

O estudante Bruno Lins, 16, do 1º ano de Informática para Internet, que conseguiu medalha de prata, disse que os treinamentos lhe ajudaram a superar a falta de experiência e ainda realçaram a união da sua equipe.

“Eu nunca tive oportunidade de trabalhar em equipe da forma que trabalhei aqui nos treinos de robótica da OBR. Minha equipe é formada por três pessoas e a gente sempre foi muito bem unido. A experiência que adquiri foi muito boa. Eu nunca tinha participado de nenhum campeonato, principalmente de robótica. Ter me saído com a medalha de prata foi ótimo”, afirmou o estudante.