Política

Renan prestigia reabertura do Theatro Sete de Setembro em Penedo

16/09/2017
Renan prestigia reabertura do Theatro Sete de Setembro em Penedo
Fotos: Marcos CésarRenan foi responsável pela inclusão da cidade de Penedo no PAC Cidades Históricas

Renan foi responsável pela inclusão da cidade de Penedo no PAC Cidades Históricas

Primeira casa de espetáculos de Alagoas, o Theatro Sete de Setembro, no município de Penedo, foi reaberto ao público na noite desta sexta-feira, 15, depois de uma reforma que durou pouco mais de dois anos. Inaugurado em 1884, o velho teatro após a reforma passa a ser o mais moderno de Alagoas. Um dos grandes responsáveis pela liberação dos recursos para a reforma, o senador Renan Calheiros, esteve presente na solenidade.

Foi o senador Renan Calheiros quem conseguiu inserir a cidade de Penedo no PAC das Cidades Históricas, o que assegurou investimentos de mais de R$ 20 milhões em diversas obras, como a requalificação urbanística do Largo de São Francisco, da Marina Pública, do Theatro Sete de Setembro, da Biblioteca de Penedo, do Circulo Operário, entre outras obras, algumas já concluídas pela prefeitura e outras que estão sendo executadas pelo Iphan.

“Tenho imenso orgulho de ter articulado a inclusão dessa obra, tão importante para nossa história, entre os projetos beneficiados pelo PAC das Cidades Históricas. O teatro é o mais antigo de Alagoas, com essa restauração feita pelo Iphan, prefeitura de Penedo e o governo do Estado com recursos federais que garantimos em Brasília, essa bela casa passa a ser a mais moderna e é um marco para o nosso estado que completa 200 anos”, disse Renan.

O projeto de restauração do Theatro Sete de Setembro foi elaborado pela Prefeitura de Penedo e executado pelo Iphan. Foram investidos R$ 4 milhões nas obras, recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) das Cidades Históricas. O coroamento dessa grande reforma foi com a apresentação do maestro Eduardo Lages [regente de Roberto Carlos] e das cantoras Joana e Rosemary, dois grandes nomes da Música Popular Brasileira.

A solenidade foi prestigiada ainda pelo governador Renan Filho; ministro do Turismo, Marx Beltrão; prefeito de Penedo, Marcius Beltrão; vice-prefeito Ronaldo Lopes; deputados João Beltrão e Jô Pereira; secretários do município, vereadores, além da presidente do Iphan, Kátia Bogéa; do superintendente do Iphan em Alagoas, Mário Aloísio e do coordenador Nacional do PAC Cidades Históricas do Ministério da Cultura, Róbson Almeida.