Geral

Semede realiza série de palestras sobre educação contextualizada

06/09/2017
Semede realiza série de palestras sobre educação contextualizada

IMG_5583

Entender o papel da educação contextualizada, a partir das perspectivas legais e conceituais, além de romper a visão estigmatizada de que o ambiente rural não oferece oportunidades de crescimento sustentável, foram os destaques das palestras proferidas pela presidente da Câmara de Educação Básica do Conselho Estadual de Educação de Alagoas professora Mestra Esmeralda Moura.

Foi com esse intuito que a Secretaria Municipal de Educação promoveu ontem (5) e hoje (6) uma série de palestras sobre a realidade, contradições e possibilidades da Educação do Campo. Os encontros tiveram como objetivo envolver as escolas do campo do município para promover a troca de experiências e refletir sobre a educação nas mesmas, considerando as transformações socioambientais.

Durante as palestras, realizadas nas Escolas Pedro Rodrigues, Antônio Fernandes, Santa Terezinha e Francisco Pinto Pimentel, a professora alertou sobre a contradição estabelecida entre o campo e a cidade, que considera uma desenvolvida e com mais oportunidades e a outra como atrasada e sem perspectivas. “É comum ouvir a expressão de que quem mora na roça vai morrer no cabo da enxada. É preciso romper com o preconceito de que ser do campo é sinal de pobreza e de falta de inteligência. O campo é um lugar de oportunidades”, ressaltou.

A professora também defendeu um novo olhar voltado para a realidade rural e um processo de ensino que possa promover mudanças sociais efetivas. Ela disse ainda que a educação deve proporcionar ao estudante um agir e refletir diferentes, de modo que ele entenda, reconheça e se comprometa com a realidade na qual está inserido. “Vamos nos empenhar para que consigamos ter respostas para quem, por que e para que estamos pensando a educação do campo”, concluiu.

Para a secretária municipal de Educação Alcineide Nascimento, o encontro faz parte da missão da Semede na busca de promover o desenvolvimento e a qualidade de vida no ambiente rural por meio da educação. Já a coordenadora da escola do campo, Jeane Vieira, falou que, embora seja contemplada em várias leis, a educação do campo é pouco debatida. “Com o apoio que estamos tendo do prefeito Júlio e da secretária Alcineide, o tema passou a ser abordado de modo mais efetivo no município, além de estabelecer um envolvimento maior com os segmentos ligados ao campo”, disse Jeane Vieira.