Geral

Seades amplia o acesso de jovens a transporte, cultura, lazer e esporte

02/09/2017
Seades amplia o acesso de jovens a transporte, cultura, lazer e esporte
Cadastros estão sendo realizados nas Arenas da Cidadania instaladas nos municípios de Atalaia, Viçosa, Quebrangulo e Capela (Fotos: Ascom/Seades)

Cadastros estão sendo realizados nas Arenas da Cidadania instaladas nos municípios de Atalaia, Viçosa, Quebrangulo e Capela (Fotos: Ascom/Seades)

Adolescentes entre 15 e 29 anos foram o foco das ações da Secretaria se Estado da Assistência e Desenvolvimento Social (Seades), durante o segundo dia da sétima edição do Governo Presente, que acontece até este sábado, na região do Vale do Paraíba.

Pela primeira vez, o órgão estadual realiza a emissão do Cartão Identidade Jovem, documento que possibilita acesso aos benefícios de meia-entrada em eventos artístico-culturais e esportivos, além de acesso gratuito ou com desconto no sistema de transporte coletivo interestadual.

Os cadastros estão sendo realizados nas Arenas da Cidadania instaladas pelo Governo Presente nos municípios de Atalaia, Viçosa, Quebrangulo e Capela.

O secretário Fernando Pereira explica aos jovens que para incluir ou atualizar os dados do Cadastro Único após o Governo Presente basta o responsável por receber o benefício procurar o Centro de Referencia de Assistência Social (Cras) do município em que reside.

“O ID Jovem foi lançado recentemente pelo Governo do Estado e é gerido pela Secretaria de Estado do Esporte, Lazer e Juventude (Selaj). Nós, da Seades, estamos como parceiros no que cabe a nossa pasta. Esta é uma boa oportunidade de jovens da Zona da Mata terem acesso à cultura e lazer”, explicou.

Para ter direito ao ID Jovem é necessário que o jovem tenha entre 15 a 29 anos, seja pertencente à família com renda mensal de até dois salários mínimos e que esteja inscrita no Cadastro Único (CadÚnico) do Governo Federal, com informações atualizadas há pelo menos 24 meses.

Este é o caso da jovem Francielly Souza, de 17 anos, que compareceu com a mãe à Arena Cidadania instalada no município de Atalaia para realizar seu cadastro.

“Minha mãe veio resolver um problema com o cartão do Bolsa [Bolsa Família] e eu aproveitei para fazer o meu cadastro no programa. Quero viajar para visitar meus avós em Aracaju e pretendo usar o cartão para conseguir ir de graça”, disse, com entusiasmo, a jovem.