Geral

Produção de hortaliças movimenta mais de 50 milhões por ano

08/09/2017
Produção de hortaliças movimenta mais de 50 milhões por ano

IMG_55881As atividades agrícolas de Arapiraca estão sendo mapeadas pela Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente. Antes mesmo da conclusão do relatório, é possível apontar a cultura das hortaliças como uma das que se destacam e contribuem  significativamente para o desenvolvimento econômico do município.

Na verdade, o cultivo vem ganhado espaço desde a crise na cadeia produtiva do fumo, na década de 90. Atualmente, o polo de produção de plantio irrigado de hortaliças, conhecido como Cinturão verde”, abastece o mercado alagoano e o de mais cinco estados nordestinos, chegando a movimentar mais de 50 milhões de reais por ano. Com destaque para a exportação de mudas de hortaliças.

IMG_5462

Segundo Roberto Amaral, secretário Municipal da Agricultura e Meio Ambiente, os milhões citados correspondem a produção de hortaliças dos 200 principais produtores rurais de Arapiraca. A área de plantio está distribuída em comunidades rurais do município. Entre elas estão: Alazão, Bálsamo, Taquara, Pau D´Árco, Laranjal, Bananeira, Cangandu, Pé Leve, Varginha, Gruta D’Água, Taboquinha , Batingas e Flexeiras.

“Antes de Arapiraca ganhar destaque como cidade polo do cultivo das hortaliças, o mercado local era abastecido por Pernambuco. E agora, além de produzir para o próprio estado, exporta para Bahia, Sergipe, Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco. O avanço do setor tem contribuído de maneira significativa para o  desenvolvimento econômico do município”, destacou Roberto Amaral.