Artigos

Parabéns magnífico reitor !

23/09/2017
Parabéns magnífico reitor !

Na manhã ensolarada do dia 25 de setembro de 1937, no sítio Sampaio, encravado no bucólico bairro do Poço, ouviu-se o choro de um menino que nascia para abrilhantar o lar dos genitores João Rodrigues/ Ursula Marinho Sampaio que, por sinal, batizaram-no de João Rodrigues Sampaio Filho em homenagem ao patriarca da família. Diga-se, de passagem, deram-lhe educação requintada prevendo seu futuro venturoso ao longo de sua profícua existência.

Graduou-se em agronomia pela Universidade Federal de Pernambuco, especializou-se em diversas áreas agronômicas com aplicabilidade na Cia Agroindustrial Omena Irmãos, bem como nas Usinas Bititinga e Campo Verde onde exerceu relevantes funções naquelas unidades industriais nos idos de 1971. A convite do saudoso governador de Alagoas, Professor Afrânio Lages, aceitou o honroso convite para exercer o cargo de prefeito da bela Maceió. Destacou-se na sua estreia no serviço público modernizado a orla marítima da Pajuçara. Instituiu o Código de Obras e de Postura da terra de Lêdo Ivo.

No governo do inesquecível Divaldo Suruagy, Dr. João Sampaio desempenhou o cargo de secretário da Agricultura ( 1975/1978) onde incrementou o setor agrícola aumentando a produtividade de grãos com a implantação no hinterland alagoano de implementos agrícolas e concedendo às unidades municipais assistência técnica.

Pelo voto popular, disputou uma vaga na Assembleia Legislativa obtendo 15.663 votos para a legislatura de 1979/1982. Destacando-se na casa de Tavares Bastos por ter sido o mais votado naquela legislatura. Pelo seu profícuo  trabalho, foi reconduzido ao mandato pelos relevantes serviços prestados à classe política como um todo.

Em 1988, foi eleito vice-prefeito de Maceió, tendo assumido o mandato em 1990 e, portanto, concluiu o mandato do então ministro do Tribunal de Contas da União Guilherme Palmeira. Dentre suas inúmeras obras, destaca-se o viaduto “ União e Força” que, por sua vez, solidificou sua bem-sucedida trajetória de gestor público probo.

 No dia 4 de novembro de 2002, ascendeu à presidência da FEJAL que mantém o Centro Universitário Cesmac. Coincidentemente, como então prefeito da capital ajudou aprovar na Câmara dos Vereadores a criação do Centro de Estudos Superiores de Maceió capitaneado pelo inesquecível Padre Teófanes Augusto de Araújo Barros. Por essas razões, tornou-se de fato magnífico reitor da maior / melhor universidade privada de Alagoas.

 Parafraseando o poeta Otaviano; “ Quem passou em brancas nuvens e em plácido repouso adormeceu,/ Quem não sentiu o fio da desgraça,/ Quem passou pela vida e não sofreu,/ Foi especto de

Contempla, hoje, suas inúmeras obras edificadas em prol do CESMAC, dentre elas destacam-se: a construção da Biblioteca Central Prof. Beroaldo Maia Gomes Rego, a Faculdade Cesmac do Sertão no município de Palmeira dos Índios  interiorizando os cursos de Administração, Direito, Enfermagem onde sou Professor Especialista das disciplinas Economia/ Comércio Exterior há mais de doze anos.

 Afora isso, Dr. João Sampaio construiu dezenas de salas climatizadas, laboratórios de alto padrão tecnológico, Galeria de Artes/ Cesmac, incrementou o curso de Medicina Veterinária no Campus de Marechal Deodoro onde leciono a matéria Economia e Administração Veterinária e, especialmente, ampliou o número de graduações que ultrapassa a mais de duas dezenas de cursos superiores de excelente qualidade.

 Por outro lado, implantou mestrados profissionalizantes e, no ano fluente, tudo indica que será instalado o mestrado no tradicional curso de Direito. Capacitando, assim, o corpo docente ávido de aumentar o ensino-aprendizagem em benefício da coletividade alagoana. E, por extensão, trouxe às Alagoas o tão sonhado curso de medicina humana que, pela importância acadêmica, tornou-se referência acadêmica com referendum do MEC.

Por tudo isso, louve-se a gestão do Dr. João Rodrigues Sampaio Filho que na sua data magna de vida laboriosa,  dia 25 de novembro de 2017, recebe o carinho, o apreço, a admiração de sua querida esposa dona Sonia Sampaio, das filhos Aninha/ Professora Sonia Camelo, esposa do vereador da capital Silvio Camelo. E, principalmente, de seu herdeiro amado Joãozinho Sampaio, pró-reitor do Centro Universitário Cesmac. Professores, colaboradores, pessoal de apoio, amigos/admiradores, congratulam-se nessa efeméride por tudo que fez, faz e continuará realizando  em benefício do CESMAC. Parabéns magnífico reitor! Organização:  Francis Lawrence.