Cidades

Palmeira sedia evento do TCE sobre Controle na Gestão

23/09/2017
Palmeira sedia evento do TCE sobre Controle na Gestão

20170922141349__MG_0472

A Prefeitura de Palmeira dos Índios e o Tribunal de Contas do Estado de Alagoas (TECE/AL) realizaram ontem (22) o Projeto “Escola de Contas Conversando com o Gestor”, com o tema “Controle na Gestão”. Dez representantes de prefeituras alagoanas participaram do evento, que aconteceu no auditório do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) Campus Palmeira. O prefeito do município Júlio Cezar foi convidado para apresentar as experiências dos primeiros oito meses de gestão à frente do governo municipal e participou da mesa de debates como facilitador.

O coordenador regional da Controladoria Geral da União (CGU) em Alagoas (CGU-AL) José William Gomes da Silva proferiu palestra para sobre “Sistema de Controle Interno”, com o objetivo de oferecer subsídio aos gestores, secretários e servidores para que eles criem e estabeleçam o serviço de controle interno. “Avaliamos o que já foi feito nos municípios do Estado de Alagoas, em trinta e quatro prefeituras e sessenta e uma controladorias, e mostramos o retrato de como se encontra o controle interno nos municípios alagoanos no que pese que, desde 1998, no artigo 31 da Constituição Federal, existe a exigência para que os prefeitos criem seus sistemas de controle interno. Mas até hoje, infelizmente, encontramos em diversos municípios brasileiros a ausência total de sistema de controle interno ou da Controladoria Geral. E é isso que pretendemos, a partir da palestra, para conscientizar os gestores da importância do controle interno da gestão”, explicou.

Segundo o Conselheiro Diretor Geral da Escola de Contas Públicas Otávio Lessa, a iniciativa é para fortalecer parcerias e a aproximação com os gestores de Alagoas, por meio da Escola e outros órgãos de controle. “A gente só ajuda com treinamentos exaustivos dos servidores e dos nossos funcionários. Este evento de Palmeira dos Índios é o primeiro deste ano, mas que será repetido em outros municípios. Temos que atender o estado inteiro, mas o prefeito Júlio saiu na frente, e Palmeira foi o município que fez a primeira legislação de controle interno do Estado de Alagoas,aprovado pela Câmara Municipal de Palmeira dos Índios. Então, tínhamos que prestigiar exatamente tudo isso. E o controle interno serve para se tenha uma gestão boa e com o menor número de problemas durante a administração”, ressaltou.

Para o prefeito de Traipu Eduardo Tavares, que também ministrou palestra, o evento realizado entre a Prefeitura de Palmeira e o TCE/AL foi de extrema importância para o serviço e o servidor público municipal. “A palestra ministrada por mim tratou sobre a ‘Ética no Serviço Público’, pois nós vivemos em um mundo onde a crise ética é enorme, e a crise ética brasileira é uma coisa sem padrões. Se não plantarmos a cultura da ética, onde iremos chegar? É preciso entender que o dinheiro público é do público, que temos regras de conduta a serem seguidas e que o servidor público é empregado. Já fiz parte de órgão de controle e hoje sou prefeito de Traipu. É preciso que o homem resolva o problema ético com a sociedade e o problema moral com ele mesmo. Isso é uma questão de escolha. Acredito que eu e o Júlio Cezar estamos dando um passo para a inovação no serviço público”, afirmou o prefeito.

O prefeito Júlio Cezar disse que Palmeira teve como exemplo na administração municipal um dos maiores escritores do mundo e que deixou um legado e exemplo a serem seguidos. “Este evento foi muito simbólico para Palmeira porque a corte de contas é quem norteia, fiscaliza e orienta os gestores municipais. E foi aqui que tivemos o gestor Graciliano Ramos, um dos maiores escritores do mundo que, em 1928, prestava contas como nunca se fez. E até hoje, os relatórios escritos por ele servem como referência a muitos estudos e pesquisas.  Isso mostra o quanto é essencial o controle interno e uma gestão e como nos sentimos honrados em sediar aqui um evento tão importante para a nossa região”, destacou o prefeito.