Geral

Ordem de serviço para construção do Cisp de Pão de Açúcar é assinada

14/09/2017
Ordem de serviço para construção do Cisp de Pão de Açúcar é assinada

d54375943a4f0991343c59c50c64a8c2_L

O governador Renan Filho e o secretário de Segurança Pública, Lima Júnior, assinaram, na manhã desta quinta-feira (14), em Pão de Açúcar, a ordem de serviço para a construção do Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp), que deve ficar pronto até dezembro deste ano.

A solenidade foi realizada no Espaço Belvedere, orla fluvial de Pão de Açúcar, e fez parte da programação da viagem pelas águas do Rio São Francisco – Na Rota dos 200 Anos de Alagoas. Após saírem de Piranhas às 8h15, as embarcações chegaram a Pão de Açúcar por volta das 11 horas. A comitiva foi recebida pelo prefeito do município, Flávio Almeida, vereadores, deputados e moradores.

Os Cisps já foram implantados nos municípios de Boca da Mata, Murici, São José da Tapera, São José da Laje, Girau do Ponciano, Ouro Branco, Cajueiro e Viçosa. As unidades permitem a integração das policiais Civil e Militar num único ambiente de trabalho, dotado de toda a infraestrutura necessária e modernos equipamentos.

“Hoje, Pão de Açúcar tem três policiais militares, passará a ter 12, quatro vezes mais policiais por dia. Hoje, tem apenas uma viatura, terá três. O funcionamento integrado das polícias Civil e Militar, além de novos equipamentos, vai melhorar o atendimento ao cidadão”, destacou Renan Filho.

O Cisp será construído no Centro da cidade, em um terreno de 900 metros quadrados doado pelo município com aprovação, por unanimidade, da Câmara de Vereadores.

“Esse é um dos maiores programas do Governo do Estado”, enfatizou o prefeito de Pão de Açúcar. “Trata-se de mais um passo dado nessa grande caminhada para reduzirmos os índices de violência em Alagoas”, acrescentou Lima Júnior.

Durante a solenidade, Renan Filho anunciou que o Governo do Estado vai reconstruir a Orla Fluvial (Rua da Frente), por meio do programa Viva Orla, que vai destinar R$ 10 milhões, dos quais R $ 2,6 milhões serão para a obra de Pão de Açúcar. O projeto foi apresentado pelo prefeito ao governador durante a solenidade.

Renan Filho garantiu, ainda, que o Governo do Estado construirá em Pão de Açúcar o terminal rodoviário do município, a exemplo de União dos Palmares e Inhapi.”Estamos reconstruindo duas estradas importantes: uma que liga Santana do Ipanema ao trevo de Olho D’Água das Flores e o acesso de Olivença. Assim que o asfalto chegar ao trevo de Olho D’Água, vamos voltar aqui para autorizar a reconstrução da estrada do trevo de Olho D’Água até Pão de Açúcar, melhorando o acesso e a vida de todos”, revelou o governador.

ROTA

Após a solenidade, a comitiva rumou pelo São Francisco ao município de Traipu e de lá segue até Porto Real do Colégio. A viagem pelo São Francisco termina em Penedo, na sexta-feira (15). Neste município, Renan Filho encabeça o ato em defesa do Rio, junto aos governadores de Pernambuco, Paulo Câmara; de Sergipe, Jackson Barreto; e da Bahia, Rui Costa. O encontro acontece na Casa de Aposentadoria, a partir das 10h30.

“Será um grito ao Brasil inteiro para dizer que de todas as agendas temos que priorizar uma delas, que a agenda da revitalização ambiental, econômica e social do São Francisco”, afirmou Renan Filho. Um livro-reportagem sobre o Rio,  assinado pelo jornalista Mário Lima, também será escrito, além de um documentário produzido pelo diretor Charles Northrup.

“Revitalizar o Rio representa restaurar o desenvolvimento do Nordeste, que necessariamente passa pelo Rio São Francisco. Estamos apenas tirando as riquezas do São Francisco, como a geração de energia, o turismo, a irrigação. Tá na hora de a gente também cuidar do Rio”, considerou o prefeito de Pão de Açúcar.

Participam da viagem pelos 200 anos de Alagoas os secretários de Estado da Educação, Luciano Barbosa (vice-governador); da Fazenda, George Santoro; do Planejamento, Gestão e Patrimônio, Fabrício Marques; do Gabinete Civil, Fábio Farias; da Comunicação, Enio Lins; do Transporte e Desenvolvimento Urbano, Mosart Amaral; da Cultura, Melina Freitas; do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Hélder Lima; da Infraestrutura, Humberto Carvalho; do Esporte e Lazer, Cláudia Petuba; da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura, Álvaro Vasconcelos; e do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Alexandre Ayres.

Participam, ainda, os deputados estaduais  Inácio Loyola, Francisco Tenório, Davi Davino, Jairzinho Lira e Ronaldo Medeiros, além de prefeitos das cidades ribeirinhas, dentre outras autoridades.