Alagoas

Operação da PF investiga suspeitos de fraudes em concurso público em AL e SP

18/09/2017
Operação da PF investiga suspeitos de fraudes em concurso público em AL e SP
whatsapp_image_2017-08-17_at_11.16.34


Sede da Polícia Federal em Alagoas (Foto: Suely Melo/G1)

Polícia Federal em Alagoas deflagrou, na manhã desta segunda-feira (18), a operação Afronta II, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa que fraudava concursos públicos em todo país, com uso de pontos eletrônicos.

A ação acontece em São Paulo, Campinas, Sorocaba e Maceió. Foram cumpridos dois mandados de prisão temporária, quatro mandados de condução coercitiva e 10 mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça Federal.

Em Alagoas, foram cumpridos nove mandados de busca e apreensão, três de condução coercitiva e um mandado de prisão nos municípios de Maceió, Marechal Deodoro, União dos Palmares e Arapiraca.

Em 2015, a PF em Sorocaba deflagrou a Operação Afronta I, que apurou fraude no concurso público do Tribunal Regional Federal da 3ª Região para cargos de técnicos e analista judiciário. Na ocasião, foram indiciados nove pessoas, entre eles o líder do grupo, o técnico responsável pelos equipamentos eletrônicos usados na fraude, quatro pessoas responsáveis pelos desvios das provas e três pessoas responsáveis por corrigir as questões avaliada.

Além disso, foram indiciados 12 candidatos que receberam as questões por meio de equipamentos de “ponto eletrônico”, e duas pessoas que também tiveram participação na fraude, embora não fossem membros da organização.

No curso da Afronta I, a PF descobriu que outros concursos também haviam sido fraudados.

Após investigação, a PF constatou que havia fraude em 14 certames e que 47 candidatos haviam participado do crime, alguns deles tendo sido habilitados e empossados nos cargos para os quais concorreram. O sistema também encontrou indícios de cópia de respostas entre candidatos (“cola”) em outros 24 certames.

A Polícia Fereal em Alagoas dará mais informações sobre o caso durante uma entrevista, na sede da superintendência, no bairro de Jaraguá, às 10h.