Geral

Histórias de dependentes químicos comovem comissão da Câmara Federal

23/09/2017
Histórias de dependentes químicos comovem comissão da Câmara Federal
Deputados federais conheceram de perto as histórias de 25 meninas acolhidas pela comunidade Paz em Cristo (Fotos: Ascom/Seprev)

Deputados federais conheceram de perto as histórias de 25 meninas acolhidas pela comunidade Paz em Cristo (Fotos: Ascom/Seprev)

Uma vida devastada pelo consumo de álcool e outras drogas, além do abandono dos familiares e amigos. Esta é uma história comum entre os dependentes químicos acolhidos pela Rede Acolhe da Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev). Uma realidade dura, que comoveu os deputados da Comissão de Políticas sobre Drogas da Câmara Federal, nesta sexta-feira (22).

Em visita técnica a Alagoas, os deputados federais conheceram de perto as histórias de 25 meninas acolhidas pela comunidade Paz em Cristo, localizada no povoado Massagueira, em Marechal Deodoro.

A ação integrou a iniciativa do deputado federal por Alagoas, Givaldo Carimbão, que trouxe representantes da Câmara Federal para conhecer o projeto de acolhimento de dependentes químicos realizado pelo Governo de Alagoas.

“A ideia é fazer com que estes deputados conheçam as ações desenvolvidas pela Seprev, com a finalidade de disseminar por todo o país as boas práticas adotadas aqui e fortalecer a política sobre drogas nos seus respectivos estados”, explicou Carimbão.

A adolescente Carla – nome fictício criado para não identificar a jovem de apenas 15 anos – foi uma das acolhidas que conversou de perto com os deputados. Segundo ela, viver com o consumo de drogas foi muito difícil e a decisão para tratamento partiu de uma iniciativa própria. “Eu já não aguentava mais. Procurei o Conselho Tutelar para pedir socorro. Era uma vida que eu não queria levar mais. Hoje, já conclui o meu tratamento, tenho novamente o carinho da minha mãe, e quero continuar limpa para sempre”, afirmou emocionada.

Para a titular da Seprev, Esvalda Bittencourt, a história da adolescente é semelhante a todas as outras histórias das mais de 25 mil pessoas que já passaram pela Rede Acolhe. “São história de pessoas que viviam em situação de vulnerabilidade social e que, graças ao acolhimento, já conseguem vislumbrar um futuro bem diferente”, salientou.

Além da comunidade Paz em Cristo, que acolhe jovens meninas de 12 a 18 anos, a comitiva visitou a comunidade Fazenda da Esperança Santa Terezinha, também em Marechal Deodoro.

A visita técnica desta sexta-feira (22) contou com a presença dos deputados federais Eros Biondini (MG), Eliziane Gama (MA) e Pastor Eurico (PE), e dos deputados estaduais de Sergipe, Maria Mendonça, Augusto Bezerra, Adelson Filho e Antônio dos Santos. O encontro contou também com a participação do deputado estadual de Alagoas, Carimbão Júnior, e do juiz do Maranhão, Júlio Prazeres.