Cidades

Herbário do IMA/AL recebe visita de representante do Herbário de Arapiraca

14/09/2017
Herbário do IMA/AL recebe visita de representante do Herbário de Arapiraca
568ccb19a4de2857bf6ab23b9169fc44_L

Biólogo e mestre em Ecologia, que veio a Maceió para um estudo de campo sobre a prática de catalogação de espécies realizada no IMA (Fotos: Ascom/IMA)

O Herbário MAC do Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA/AL) recebe, até esta sexta-feira (15), o representante do Herbário de Arapiraca (Hara), Dimitre Barroso, biólogo e mestre em Ecologia, que veio a Maceió para um estudo de campo sobre a prática de catalogação de espécies realizada no IMA.

O Hara, que tem curadoria do professor Henrique Hermenegildo, foi estabelecido recentemente e herdou a coleção de amostras de espécies de plantas do antigo Instituto Xingó.

Dimitri Barroso explica que realiza o estudo de campo no Herbário do IMA como forma de obter mais conhecimento e aprender pela observação da prática. “Pretendemos aproveitar o modelo aplicado aqui, pois esse é o método a ser trabalhado como referência nos herbários”, disse o biólogo.

Ele explica que escolheu fazer a visita ao Herbário MAC pela referência que ele possui em todo o Estado e no Nordeste, realizando um trabalho importante no cenário botânico. E, também, devido à participação do aluno Fabrício Almeida, da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), campus Arapiraca, que realizou ilustrações científicas das amostras de plantas catalogadas no Herbário do IMA.

Para Rosângela Lemos, curadora do Herbário MAC, as pesquisas envolvendo outros herbários de diversas regiões é fundamental para a divulgação do trabalho realizado e, também, para consolidar as novas iniciativas. “É interessante, pois eles vão ter a oportunidade de seguir a gente, que já batalhou e aprendeu durante todos esses anos, e já começar da forma correta”, argumenta.

A curadora destaca, ainda, a importância do estudo sobre a flora de Alagoas. “Essa é mais uma oportunidade para que outro grupo de pesquisa também desenvolva esses trabalhos, não somente na botânica, mas, também, ligados a outras áreas da fisiologia, anatomia, genética, que possam acrescer com o apoio de uma coleção científica como a que tem o Herbário MAC do IMA”, conclui Rosângela Lemos.