Geral

Escritora faz campanha para arrecadar fundos e lançar livro sobre obra de Graciliano

18/09/2017
Escritora faz campanha para arrecadar fundos e lançar livro sobre obra de Graciliano

A historiadora e pesquisadora carioca Natália Rodrigues quer realizar um sonho: lançar seu primeiro livro. E para isso está fazendo uma campanha para arrecadar fundos pelas redes sociais. O livro é baseado na obra Angústia do escritor alagoano Graciliano Ramos.

O livro “Experiências Tropicais de Angústia” é resultado de uma pesquisa de Mestrado da historiadora. “Como muitas outras pesquisas, essa nascia de uma forte vontade de compreender uma matéria que há algum tempo me interessava. Ter sido apresentada à obra de Graciliano Ramos ainda jovem me causou vívida comoção, ainda que também admirasse outros novos textos por mim conhecidos na época. Nunca antes havia me deparado com uma narrativa tão audaciosa como a das tormentas do romance Angústia do escritor alagoano. O mundo de Angústia pareceu-me demasiado grande e senti necessidade de desbravá-lo”, explica.

Ela relata que “em muitos momentos foi fundamental apreciar o livro com distanciamento, proporcionando o termo do trabalho que agora pretende publicar”.

“O principal propósito da pesquisa era desmistificar a reputação da constante alegria do povo brasileiro. O romance Angústia manifesta dores profundas que não cabem nas perspectivas de otimistas ingênuos. Nessa obra podia-se ver o quão distante estávamos do Cândido voltairiano que acreditava estar no melhor dos mundos possíveis, como mesmo o protagonista Luís da Silva dizia: “Tantos indivíduos condenados injustamente neste mundo ruim!”. Assim, compreendi a necessidade de estudar as experiências de angústia narradas por Graciliano Ramos como parcela histórica de nossa cultura”, ressalta.

Durante a pesquisa a escritora detalha que “descobriu também que os romances, além de experimentos técnicos das Letras, exprimiam muitas outras formas de conhecimentos. Desse modo, o livro resultante da pesquisa procurou tratar de diversos assuntos abordados em Angústia. O encadeamento do livro se dá por meio da análise da relação entre os símbolos dos bichos às temáticas do romance”.

“As angústias do momento histórico e os bichos que povoam essa obra de Graciliano Ramos são as principais questões pensadas. Na obra Angústia a cobra sufoca o coronel decadente, os ratos invadem a cidade, e o protagonista sente-se como um gato vingador das ofensas sofridas. Coronelismo, cangaço, cinema, os hábitos das melindrosas, a corrupção da imprensa, a cultura bacharelesca, as vicissitudes políticas da década de 1930 como um marco histórico são algumas das temáticas presentes no livro “Experiências Tropicais de Angústia”.

Ela revela que na trajetória da composição do livro tornou-se pesquisadora.

“A Universidade do Estado do Rio de Janeiro abrigou esse projeto que perpassou o período final da minha graduação e do Mestrado na área de História, concluído em 2016. Atualmente, leciono no ensino básico, sou redatora de materiais didáticos disponibilizados na internet e estou me preparando para ingressar no Doutorado. A continuidade aos estudos possibilitará a ampliação da pesquisa sobre a produção literária da década de 1930, abrangendo os romancistas nordestinos Graciliano Ramos, José Lins do Rego e Rachel de Queiroz”, esclarece.

Campanha

Natalia diz que na campanha pretende disponibilizar para o maior número de pessoas esse trabalho de pesquisa sobre a obra de Graciliano Ramos e a década de 1930.

Ela pede o apoio e colaboração pelas redes sociais com a quantia referente ao livro ou mais, para em breve torná-lo uma realidade.

O colaborador receberá como recompensa o livro físico e se cooperar mais, ganhará uma ecobag e um lápis com a capa e nome do livro, além de receber o livro autografado e com dedicatória.

O endereço para quem deseja colaborar é www.entropiacoletiva.com/experienciasdeangustia