Geral

Encontro entre Procon e seguradoras do DPVAT discute orientações para benefiários

13/09/2017
Encontro entre Procon e seguradoras do DPVAT discute orientações para benefiários
Representantes do Procon, da Seguradora Líder-DPVAT e do Sindicato dos Corretores de Seguros no Estado de Alagoas (Sincor-AL) Ascom/Procon

Representantes do Procon, da Seguradora Líder-DPVAT e do Sindicato dos Corretores de Seguros no Estado de Alagoas (Sincor-AL) Ascom/Procon

A Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/AL) se reuniu nesta quarta-feira (13), com representantes da Seguradora Líder-DPVAT e do Sindicato dos Corretores de Seguros no Estado de Alagoas (Sincor-AL). O encontro teve como objetivo informar melhor o consumidor quanto aos direitos ao Seguro DPVAT – Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre.

Os consumidores que sofrem um acidentes de trânsito, muitas vezes não conhecem os direitos que possuem quanto ao DPVAT. O seguro por danos pessoais causados por veículos terrestres é obrigatório por lei (6.194/74) e utilizado para indenizar as vítimas. De acordo com o superintendente do órgão, João Neto, a reunião foi importante para discutir formas de melhor atender e informar à população através da Segurança Líder, responsável pela gestão do seguro no país.

“Podemos criar aqui uma linha direta entre órgão e seguradora, onde ficará mais fácil atender os consumidores que chegarem com problemas desse tipo aqui no Procon. Agora poderemos orientar e levar informação, além de encaminhamentos referentes ao DPVAT”, destacou.

A reunião contou com a presença da ouvidora da Seguradora Líder no Brasil, Maria Cândida Ribeiro; a analista da ouvidoria da Seguradora Líder, Roberta Mello Silveira; a diretora da Sincor-AL, Maria Vitória Tenório e o presidente da Sincos-AL, Edmilson Ribeiro. “Essa visita faz parte de um mutirão onde os representantes da Líder e Sincor-AL levam informação, distribuem cartilhas e material educativo nos órgãos, além de resolver os processos acumulados do DPVAT em Alagoas”, afirmou a ouvidora Maria Cândida Ribeiro.

O seguro DPVAT

O Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre, mais conhecido como Seguro DPVAT, existe desde 1974. É um seguro de caráter social que indeniza vítimas de acidentes de trânsito, sem apuração de culpa, seja motorista, passageiro ou pedestre. O DPVAT oferece coberturas para três naturezas de danos: morte, invalidez permanente e reembolso de despesas médicas e hospitalares (DAMS).

Os recursos do Seguro DPVAT são financiados pelos proprietários de veículos, por meio de pagamento anual. Para mais informações, o consumidor pode entrar no site oficial da Seguradora Líder: www.seguradoralider.com.br; ou ligar: 0800 022 12 04.