Artigos

Emancipação de Alagoas

15/09/2017
Emancipação de Alagoas

Precisamente no dia 17 de setembro de 2012 saiu na Tribuna do Sertão o Decreto-Real que deu a independência a Alagoas. Alguém me sugeriu que eu devia publicar outra vez o aludido Decreto. Eis, pois, a publicação: “Convindo muito ao bom regimen deste Reino do Brasil e à prosperidade a que a província de Alagoas seja desmembrada da Capitania de Pernambuco e tenha um governo próprio, que desveladamente se empregue na aplicação dos meios mais convenientes para dela se conseguirem as vantagens que o seu território e situação podem oferecer, em benefício geral do Estado, e em particular de seus habitantes e da minha real fazenda.

Sou servido isentá-la absolutamente da sujeição, em que até agora esteve do governo da capitania de Pernambuco, erigindo-a Capitania, com um governo independente, que a reja na forma praticada nas demais capitanias independentes, com faculdade de conceder sesmarias, segundo as minhas reais ordens, dando conta de tudo diretamente pelas secretarias de Estados competentes e atendendo às boas qualidades e mais partes, que concorrerem na pessoa de Sebastião Francisco de Mello. Hei por bem nomeá-lo governador dela, para servir por tempo de três anos e o mais que ocorrer enquanto não lhe der sucessor. – Palácio do Rio de Janeiro, em 16 de setembro de 1817- D. João VI.”

Eis o que disse o historiador Craveiro Costa: “Em 1817, fatores econômicos e demográficos operando o desenvolvimento da comarca das Alagoas, que se estendia por mais de um terço do território da Capitania, haviam preparando o cenário do drama histórico da emancipação política”. É bom lembrar que Alagoas possuía à época com cerca de 200 engenhos, prosperava a agricultura e o comércio vivia com ventos favoráveis.

 Na verdade, apesar dos pesares, Alagoas muito progrediu e atualmente tem 102 municípios. Como se sabe a capital de Maceió tem a maior população e em segundo lugar está Arapiraca. O município com menos população é, conforme o censo, Pindoba.

A propósito, alguns municípios têm hino próprio. Apresento aqui uma estrofe de certo município: “Tuas terras verdejantes / E teu povo varonil! / Se irmanaram no trabalho / Para a glória do Brasil / Sob o manto protetor / Do teu céu de puro anil”. De que município se trata?

 E a bandeira de Alagoas? Será que, de modo geral, os estudantes sabem a razão dos símbolos que ela se nos apresenta? É de supor que os dedicados professores apresentem uma rápida explicação dos seus símbolos.

O que sabem os estudantes, por exemplo, a respeito de Domingo Fernandes Calabar? Traidor ou patriota?

Li, não faz muito tempo que certo professor gostava de mandar que seus alunos procurassem através de leituras ou entrevistas aprender algo do nome que leva a rua onde mora. É uma pesquisa interessante.

 Podemos encontrar pessoas que residem em determinadas ruas, sabem o nome que tem sua rua, mas não possuem a  menor ideia daquela pessoa que determina o nome do lugar onde mora. Aproveitando o dia da Emancipação de Alagoas, seria interessante dizer algo sobre o nome onde se mora.