Cidades

Conferência realizada em Palmeira discute igualdade racial

20/09/2017
Conferência realizada em Palmeira discute igualdade racial

O prefeito Júlio Cezar participou ontem (19) da Conferência Intermunicipal de Promoção da Igualdade Racial. O evento aconteceu no auditório do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), Campus Palmeira dos Índios, e contou com a presença de representantes dos 15 municípios que integram a Região do Planalto do Borborema. A Conferência foi realizada em uma parceria entre a Prefeitura de Palmeira e o Conselho Estadual de Promoção de Igualdade Racial (Conepir/AL). Os participantes foram estimulados a  reflexões críticas, a partir de oficinas temáticas sobre os temas abordados.

A Gerente de Articulação Social do Gabinete Civil e Coordenadora do Comitê Institucional de Políticas para as Comunidades Tradicionais de Alagoas Edenilsa Lima, disse que não se pode construir justiça sem promover direitos. “As diferenças só servem para que a gente se complete. O direito é igual para todos e esta Conferência nos encaminha para fazer um debate de políticas de igualdades. E isso tudo em Palmeira, que considero o coração de Alagoas, que reúne todos os povos e é um espaço de construção feliz”, destacou Edenilsa Lima.

Para o prefeito Júlio Cezar, a Conferência é um espaço de deliberação democrática para a promoção de igualdade racial. “Este país negou muito a todos nós, os declarados negros de verdade, como eu, e também os índios. O retrato é de indignação diante das negativas que os governos e as políticas públicas nos restringem. Temos o único ponto quilombola certificado no estado, mas que ainda precisa de muita coisa para ter sua dignidade garantida. Aqui é o fórum ideal para que a gente faça as propostas de Palmeira e tire os delegados para a Conferência Nacional, que será realizada em Brasília. Mas se não preservarmos o que esta Conferência quer dizer de nada adiantará o discurso, pois não haverá democracia se não houver igualdade racial”, afirmou o prefeito.

As Conferências vêm acontecendo desde o dia 28 de agosto nas nove regiões de Alagoas e vai até o dia 30 de setembro. Elas têm como público alvo, indígenas, negros, quilombolas e grupos afro-culturais. Nos dias 24 e 25 de novembro acontecerá a etapa estadual, e em maio de 2018 a nacional em Brasília. O evento é uma parceria entre a Secretária Estadual da Mulher e dos Direitos Humanos (Semudh), Superintendência de Direitos Humanos e Igualdade Racial (Supdhir), Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial (Conepir) e conta com o apoio do Governo do Estado e das prefeituras envolvidas.