Cidades

Auditório da Casa Museu Graciliano Ramos passa por reforma, em Palmeira

28/09/2017
Auditório da Casa Museu Graciliano Ramos passa por reforma, em Palmeira

_MG_0008

Devolver ao município de Palmeira dos Índios os equipamentos culturais sucateados pela ação do tempo e, também, pelo descaso de gestões passadas, é um dos compromissos do governo Júlio Cezar. Assim, além da revitalização da estrutura física da Casa Museu Graciliano Ramos, que está sendo feita pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o prefeito também autorizou a reforma do auditório da casa onde viveu o escritor Graciliano e que ganhará novos ares. A obra do auditório deverá ser concluída até o dia 20 de outubro.

Para a secretária de Cultura do município Isvânia Marques, a necessidade de abrir as portas do auditório da Casa Museu é urgente. “O lugar é propício e receptivo para as artes e a cultura. Estamos muito felizes com isso. Temos a previsão de entrega da obra para a segunda quinzena de outubro, pois é um serviço demorado e tem a ver com o telhado, que é a base principal da obra. Tenho certeza que o Governo do Povo de Palmeira não está prestando apenas um serviço à população, mas contribuindo, literalmente, para que a cultura finalmente tenha o seu espaço e o povo palmeirense tenha finalmente um espaço para utilizar em tudo que é manifestação artística”, destacou a secretária.

O prefeito Júlio Cezar disse que há oito anos a população espera a revitalização e modernização da Casa Museu. Mas, agora, o sonho se tornará realidade. “Modernizar a Casa Museu é devolver aos palmeirenses o que nunca deveria ter sido tirado. É resgatar a cultura e, também, os equipamentos culturais. Depois da reforma, promovida pelo Iphan, os pertences de Graciliano ficarão abrigados em uma estrutura moderna, onde serão exibidos trechos de filmes, livros e documentários referentes à obra e vida do escritor e ex-prefeito palmeirense. Já o auditório, que está sendo reformado por nós, ganhará ares novos e estará pronto para receber grandes espetáculos e fomentar a cultura na região”, finalizou o prefeito.