Geral

Ação de conscientização à doação de órgãos segue nesta sexta-feira (22)

22/09/2017
Ação de conscientização à doação de órgãos segue nesta sexta-feira (22)
04d369f73e76c6103d398cbc5c32fc55_L

Sesau também oferece serviços como aferição de pressão arterial e testes para detectar hepatites B e C nos shoppings da capital Fotos: Carla Cleto

Quem foi ao Maceió Shopping, em Mangabeiras, das 13h às 19h dessa quinta-feira (21), teve a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a importância da doação de órgãos. A Central de Transplantes de Alagoas, por meio da Organização de Procura de Órgãos (OPO) do Hospital Geral do Estado, realizou ação conscientizando as pessoas a doarem órgãos e oferecendo serviços como aferição de pressão arterial e testes para detectar hepatites B e C. A ação segue nesta sexta-feira (22), nos mesmo horário, no Shopping Parque, em Cruz das Almas.

O aposentado José Ivan Tavares, 67 anos, estava entre as pessoas que aproveitaram para usufruir dos serviços que estavam sendo realizados. Há alguns anos ele fez questão de colocar em seu RG sua opção de doador de órgãos. ”Todos temos que ser solidários e compartilhar, pois doar órgão é importante, porque podemos salvar vidas.  Temos que pensar no próximo, uma vez que no futuro podemos necessitar de doação ou algum familiar”, frisou.

Apesar de achar que não pode mais doar órgãos devido à idade, Vera Maria Menezes, 71 anos, também fez alguns dos exames e destacou a iniciativa da OPO em informar à população sobre a importação de doar órgãos. Segundo ela, todos deveriam se conscientizar e ainda vivo informar aos familiares de sua decisão de ser doador e poder ajudar a centenas de pessoas que estão na fila de espera por um transplante.

A coordenadora de Enfermagem da OPO, Claudete Balzan, ressaltou que a ação faz parte do Setembro Verde, campanha alusiva ao Dia Nacional da Doação de Órgãos, que transcorre no próximo dia 27. Disse ainda que muitas pessoas se recusam a doar, chegando a um percentual de 70% dos familiares de pacientes com morte encefálica. Eles alegam que não conhecem a vontade do parente.

Nesta sexta-feira haverá, também, no Parque Shopping, aferição de pressão, teste para detectar hepatites B e C e distribuição de preservativos.