Geral

Sesau promove ação de saúde bucal em escola estadual do Canaã

17/08/2017
Sesau promove ação de saúde bucal em escola estadual do Canaã
Alunos receberam orientações de forma lúdica e ouviram explicações sobre a importância do fio dental. Fotos: Carla Cleto

Alunos receberam orientações de forma lúdica e ouviram explicações sobre a importância do fio dental. Fotos: Carla Cleto

A higienização correta dos dentes é a palavra de ordem para quem busca o sorriso saudável. Com base neste princípio, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) orientou, nessa quarta-feira (16), alunos da Escola Estadual Josefa da Conceição, localizada na Grota do Canaã, em Maceió.

A ação, que ocorreu em parceria com o Projeto Bombeiro Mirim, evidenciou a importância da higienização bucal para a saúde dos dentes. Ao longo da palestra, Maria de Lourdes Motta, assessora técnica do Programa de Saúde Bucal da Sesau, ensinou como fazer corretamente a escovação e qual a maneira de passar o fio dental.

“Todo mundo acha que a criança será incapaz de usar o fio dental e, por isso, nunca se propõe a ensiná-la a usá-lo. Claro que uma criança não passará tão bem como deveria, mas já vai entendendo como ele funciona e sua importância para que, no futuro, utilize da maneira correta”, disse Maria de Lourdes Motta.

Segundo a assessora técnica do Programa de Saúde Bucal da Sesau, a escovação dentária, quando bem feita, é uma das melhores formas para se evitar a cárie e as doenças bucais. Para prender a atenção das crianças e adolescentes, ela também apresentou filmes educativos e distribuiu folders.

“Trabalhamos com os estudantes a educação, a saúde bucal, promoção e prevenção de doenças e escovação orientada. Tudo isso de uma forma muito lúdica, para que eles possam aprender a escovação e todo esse conceito de uma forma diferente”, disse Maria de Lourdes Motta.

De acordo com a assessora técnica do Programa de Saúde Bucal da Sesau, um dos principais causadores de cáries é a alimentação, relacionada, na maior parte dos casos, com o excesso de açúcar. A ingestão desenfreada desses alimentos pode causar doenças, afetando a saúde bucal.

Para Nedja Maria Leite, coordenadora da Escola Josefa da Conceição, toda atividade que melhore a saúde das crianças e adolescentes é bem-vinda. “Nós temos muitos alunos e precisamos ter esse cuidado. Eles são muito carentes, não fazem a escovação corretamente, não vão ao dentista com frequência, nem usam o flúor. Então nós precisamos dessa parceria da saúde na escola”, explicou.

Beneficiada

Durante a apresentação, os estudantes receberam kits de higienização bucal, contendo escova, creme e fio dental. Anny Karoline de Oliveira, 15 anos, ficou encantada com a palestra, e garantiu que vai colocar tudo em prática, passando os ensinamentos para os pais, amigos e vizinhos.

“Eles me ensinaram a escovar do jeito certo, fazer bolinha na frente, trenzinho em cima do dente e escovar de baixo para cima atrás. Também destacaram que não podemos esquecer de escovar a língua, que é muito importante para higienização ficar completa”, destacou.