Geral

Seris normatiza visita de estudantes no Complexo Penitenciário

26/08/2017
Seris normatiza visita de estudantes no Complexo Penitenciário
Durante a visita, os estudantes e educadores deverão cumprir algumas determinações de segurança Fotos: Jorge Santos

Durante a visita, os estudantes e educadores deverão cumprir algumas determinações de segurança Fotos: Jorge Santos

Promover o acesso ao conhecimento e ampliar as ações ressocializadoras com a participação da comunidade acadêmica é uma das diretrizes da Secretaria de Ressocialização e Inclusão Social (Seris). Nesta sexta-feira (25), o órgão estadual publicou a Portaria N° 569/2017 – SERIS, no DOEAL, que regulamenta os procedimentos de visitas técnicas realizadas por instituições de ensino no Complexo Penitenciário.

O secretário da Ressocialização e Inclusão Social, coronel Marcos Sérgio de Freitas, destaca que o aumento do número de instituições de ensino superior interessadas em conhecer a dinâmica de trabalho dos servidores penitenciários cresceu consideravelmente.

“Com o documento normatizador, estabelecemos medidas preventivas de segurança e otimizamos o acesso ao conhecimento no cárcere. As visitas serão guiadas dentro das orientações de segurança e disciplina que cercam o Complexo Penitenciário do Estado de Alagoas”, disse.

A partir de agora, as instituições que desejam conhecer a dinâmica de trabalho nos presídios deverão encaminhar solicitação ao coronel Marcos Sérgio de Freitas. O secretário determinará, junto a Chefia Especial de Gestão Penitenciária e a Assessoria de Comunicação, a data para realizar a visita que ocorrerá na segunda-feira, das 9h às 12h30.

Na solicitação, deverá conter a listagem dos estudantes, professores e coordenadores que participarão da atividade, com nome completo e número do RG, limitando-se a no máximo de 50 alunos por visitação.

Durante a visita, os estudantes e educadores deverão cumprir algumas determinações de segurança, como: portar documento de identificação com foto; no caso dos menores de 18 anos, apresentar autorização assinada pelos pais e/ou responsáveis; utilizar o crachá de visitante fornecido pela Seris; sapatos fechados, preferencialmente tênis, calças compridas e/ou saias à altura dos joelhos e camisas. Será proibido o uso de celulares e/ou aparelhos de captação de imagem e som, bem como o uso de bonés, bolsas, mochilas e similares.

Ao término da visita, a Seris fornecerá um formulário de pesquisa de satisfação que será encaminhado a Chefia de Especial de Gestão Penitenciária. Com exceção das instituições públicas, a Seris não se responsabilizará pelo transporte dos estudantes até as dependências do Complexo Penitenciário.