sábado, 17 de novembro de 2018

Notícias

In:

Semarh entrega nascentes recuperadas e poços no 7° Governo Presente

Por Redação com Agência Alagoas

a48d2754674b70dc133775fbb0b60c39_LA Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) já organizou as suas ações para a 7ª edição do Governo Presente na região do Vale do Paraíba, que ocorre do dia 31 ao dia 2 de agosto. Os municípios contemplados são Viçosa, Atalaia, Chã Preta, Capela, Cajueiro, Mar Vermelho, Pindoba, Paulo Jacinto e Quebrangulo.

A abertura do Governo Presente ocorre em Viçosa com a entrega de mais um Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp). Para tornar o local mais sustentável, a Semarh implantou um sistema de reaproveitamento de água por meio dos condicionadores de ar. No total, são 12 aparelhos de ar condicionado que geram cerca de 200 litros de água por dia. O reaproveitamento desse líquido será voltado para os serviços gerais.

No que diz respeito às atividades hídricas, duas nascentes revitalizadas serão entregues ao assentamento Dourada, em Viçosa, com benefício extensivo a 300 famílias. Em Paulo Jacinto, dois poços com o sistema de abastecimento integrado estará à disposição das famílias. Em Pindoba, mais um poço perfurado vai atender a 35 famílias e uma creche na comunidade Helenildo Ribeiro.

Em Quebrangulo, mais duas nascentes serão entregues à comunidade Riachão de Cima e mais de 20 famílias estarão consumindo água de qualidade. Em Chã Preta, nos conjuntos Manoel Tenório e José Firmino mais de 300 famílias serão contempladas com água potável por meio de poços.

Ações ambientais

Também em Viçosa, mil mudas da espécie nativas da Mata Atlântica serão doadas ao assentamento Dourada para o reflorestamento da área da nascente. No município de Quebrangulo haverá a implantação da coleta seletiva, doação de mudas da espécie moringa, capacitação sobre compostagem caseira e sabão ecológico e uma trilha ecológica. As escolas também serão contempladas com uma peça teatral e um cine ambiental sobre o descarte correto de resíduos sólidos.

No município de Cajueiro, haverá a plantação da horta comunitária, onde 17 famílias da comunidade Guardiana serão contempladas.

O projeto Sala de Alerta nas Escolas será realizado no município de Capela, no ginásio municipal, onde cinco escolas serão beneficiadas com informações sobre o sistema de monitoramento hidrológico do Estado, com a demonstração da estação hidrometeorológica que exemplifica como é elaborada a coleta de dados climáticos dos municípios. Mais de 300 estudantes participam da mobilização.

Compartilhe:
Tags: ,,

Comente no Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com