Geral

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação completa 17 anos

01/08/2017
Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação completa 17 anos
Evento contou com a participação da sociedade civil, representantes da academia e do setor produtivo. Ascom

Evento contou com a participação da sociedade civil, representantes da academia e do setor produtivo. Ascom

São quase duas décadas de trabalho em prol da ciência, tecnologia e inovação (CT&I) no Estado de Alagoas. O intuito é sempre em busca de consolidar os ambientes de inovação, difundindo e estimulando o uso de novas tecnologias, incentivando o empreendedorismo e a popularização da ciência e tornando o Estado uma referência em CT&I.

A Secretaria da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), fundada no ano 2000, completou, nessa segunda-feira (31), 17 anos dedicados ao desenvolvimento de várias ações e projetos em diversas áreas do setor produtivo, dos pequenos negócios e da academia.

Como forma de selar essa data comemorativa e promover uma reflexão sobre o cenário local e nacional da CT&I, um debate entre o secretário da pasta, Pablo Viana, a professora da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) Luana Queiroz, e a presidente do Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia (Fortec) e professora da Universidade Federal da Bahia (Ufba) Cristina Quintella foi promovido pela Secti e trouxe ao público presente um grande debate sobre os caminhos da CT&I no Brasil.

O momento contou também com homenagens àqueles que contribuíram ao longo dos anos para o bom desenvolvimento, consolidação e difusão das políticas públicas de CT&I no estado de Alagoas. Personalidades que, através do seu trabalho e dedicação, ajudam no progresso do sistema local de inovação.

“Que nós continuemos a construir planos de ciência e tecnologia, tornando o nosso Estado uma referência e dando continuidade a essa história”, disse o professor e vice-reitor do Centro Universitário Cesmac, Douglas Apratto, um dos homenageados da noite.

Durante esses anos, a Secti trabalhou junto aos seus órgãos vinculados, a Fundação de Amparo à Pesquisa de Alagoas (Fapeal), o Instituto de Tecnologia em Informática e Informação (Itec) e o Instituto de Metrologia e Qualidade de Alagoas (Inmeq), buscando evidenciar a essência da sua atuação no fortalecimento da comunidade científica alagoana.

“Esse é um momento muito importante para o Programa de Resgate Histórico da CT&I no Estado, que hoje culmina numa homenagem a todas as pessoas, não só servidores, mas também àqueles que contribuem e contribuíram diretamente para o desenvolvimento da ciência e tecnologia em Alagoas. A Secti completa 17 anos de existência no ano do bicentenário do Estado e para nós é uma satisfação ter pessoas se envolvendo e trabalhando junto conosco construindo um projeto único e projetando os caminhos futuros para ciência e tecnologia”, enfatizou o secretário Pablo Viana.

O evento aconteceu no auditório da Associação Comercial de Maceió, no bairro do Jaraguá, e contou com a participação da sociedade civil, representantes da academia e do setor produtivo. Ele faz parte de uma série de ações que estão sendo realizadas pelo Programa de Resgate Histórico da CT&I em Alagoas, uma iniciativa da Secti em parceria com seus órgãos vinculados.

Confira a lista de homenageados no evento dos 17 anos da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Inovação. Personalidades que, através do seu trabalho e dedicação, ajudam no progresso do sistema local de inovação:

Confira a lista de homenageados no evento dos 17 anos da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Inovação. Personalidades que, através do seu trabalho e dedicação, ajudam no progresso do sistema local de inovação:

 

LUIZ EUGÊNIO DE CASTRO BARROCA  

ITEC

Assessor Técnico de Sistemas de Informação e Integração Corporativa no Instituto de Tecnologia em Informática e Informação de Alagoas
ALBERTO JORGE DE ALBUQUERQUE PAES ITEC Programador no Instituto de Tecnologia em Informática e Informação de Alagoas
 

ALDA LÚCIA MELO RAMALHO CALADO

 

FAPEAL

Superintendente de Planejamento, Orçamento, Finanças e Contabilidade na Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas
GEORGINEI SOUZA NERI FAPEAL Executivo de Gestão Interna da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas
 

JOSÉ WILMA PADILHA

 

INMEQ

Chefe de Metrologia no Instituto de metrologia e Qualidade de Alagoas

 

CÍCERO PHILLIPE ALVES BARACHO INMEQ Facilitador de Tecnologia de Gestão no Instituto de metrologia e Qualidade de Alagoas
 

LENILDA AUSTRILINO SILVA

 

SECTI

Professora voluntária no Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Alagoas
 

AUGUSTA MARIA MENEZES LOPES

 

SECTI

Gerente Executiva Administrativa na Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação de Alagoas
SANDRA MARIA BRANDÃO VILELA SEBRAE Assessora Técnica no Sebrae Alagoas
CARLOS HENRIQUE ALMEIDA ALVES IFAL Pró-Reitor de Pesquisa e Inovação no Instituto Federal de Alagoas
 

ELIANA MARIA DE OLIVEIRA SÁ

 

FIEA

Coordenadora de Inovação e Pesquisa no Sistema Federação das Indústrias do Estado de Alagoas.
DOUGLAS APRATTO TENÓRIO CESMAC Vice-Reitor no Centro Universitário CESMAC
 

 

JOSEALDO TONHOLO

 

 

UFAL

Professor Titular da Universidade Federal de Alagoas, membro do Conselho Gestor da Rede PROFNIT – Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação
 

VALDICK BARBOSA DE SALES JÚNIOR

COMUNICADOR Membro do Conselho Editorial da Gazeta de Alagoas e Editor do suplemento Gazeta Digital.
 

JOÃO KEPLER BRAGA

 

EMPRESÁRIO

Empresário, especialista em empreendedorismo, startups, marketing e vendas. Investidor Anjo desde 2008.