Geral

Saúde leva ações de saúde para a Grota Samambaia, na Serraria

31/08/2017
Saúde leva ações de saúde para a Grota Samambaia, na Serraria

10ea9a55968caa3c1c6fba77e034555d_L
O Programa Vida Nova nas Grotas promoveu, nesta quarta-feira (30), mais uma ação de promoção da saúde. Na oportunidade, a comunidade beneficiada foi a Grota Samambaia, no bairro da Serraria, em Maceió.

De acordo com a técnica da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Elma Araújo, foram disponibilizados diversos serviços de saúde, como aferição de pressão arterial e glicose. Também foram ofertadas vacinas para a atualização do calendário de imunização e proferidas palestras sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e higiene bucal.

Ainda durante a ação educativa, foram distribuídas camisinhas masculinas e lubrificantes. E como estratégia para a redução dos focos do mosquito Aedes aegypti, foram prestadas orientações aos moradores, visando evitar o aumento dos casos de dengue, zika e chikungunya.

Na ocasião, o agente de endemias, Antônio Reys, ensinou as crianças como identificar os focos de reprodução do mosquito, além de prover explicações sobre o desenvolvimento do Aedes aegypti. “Com a informação, as crianças podem ensinar a seus colegas e familiares, ampliando a rede de segurança contra o mosquito”, ressaltou.

Presente a ação, a moradora da comunidade, Josefa de Souza, de 68 anos, elogiou a iniciativa, lembrando que era a primeira vez que testemunhava ações de prevenção nas proximidades de sua casa. “Pude aprender muito sobre higiene bucal, além de como me prevenir de diversos problemas de saúde. Espero que ações como essa continuem a acontecer por aqui”, destacou.

Já Marilene da Silva, ressaltou a importância de verificar a pressão e glicemia para uma vida mais saudável. “É sempre bom que a gente mantenha uma dieta balanceada e um estilo de vida mais saudável, com tempo para atividades físicas. Recebi dicas importantes dos técnicos e espero que mais pessoas possam receber essas informações”, reforçou.