Geral

Professora palmeirense está revolucionando a maneira de ensinar

21/08/2017
Professora palmeirense está revolucionando a maneira de ensinar

Os professores Aderbal Botelho e Sheyla Acioli são os criadores do EducatuX. Responsáveis por manter e distribuir, um sistema operacional dedicado a sala de aula, com diversos jogos educacionais que garantem o aprendizado e diversão da garotada em idade escolar.

O casal reside em Brasília, DF, cidade que adoram devido as facilidades logísticas que o projeto que eles iniciaram demanda.

Sheyla é natural de Palmeira dos Índios, AL e Aderbal de João Pessoa, PB. O EducatuX é executado em um pendrive, e ao iniciar o dispositivo em qualquer computador, um mundo de possibilidades pedagógicas soltam na tela do computador.

Atividades de Química, Física, Matemática, Línguas. Diversos programas de produtividade que vão de um simples editor de texto, a poderosos editores de 3d, imagens, áudios, vídeos. Também encontramos uma boa variedade de jogos selecionados com o cuidado de identificar todas as habilidades que estes ajudam os alunos se desenvolverem e melhorar o rendimento escolar. O sistema também dá uma atenção especial ao ensino da programação e a “cultura maker”*, através de programas específicos para o desenvolvimento dessas áreas em qualquer escola.

Professores Aderbal Botelho e Sheyla Acioli

Professores Aderbal Botelho e Sheyla Acioli

O EducatuX foi originalmente desenvolvido para auxiliar os dois professores na inclusão de recursos da computação na educação doméstica de seus filhos (Lucas e Bárbara). A medida que os trabalhos de construção avançavam o casal viu aí uma excelente oportunidade para que outras escolas tivessem acesso ao trabalho produzido por eles. Foi então que em 2010 eles publicaram o trabalho que realizaram domínio público, permitindo assim que qualquer pessoa possa fazer o download do EducatuX e utilizar em suas casas e escolas.

Também é mantido um web site: www.educatux.com.br, onde a empresa que os professores fundaram, comercializa pendrives prontos com o EducatuX e despacha para todo o Brasil. A empresa também presta serviços educacionais e organiza a Maratona EducatuX do Conhecimento, um evento lúdico que incentiva através de uma competição o ensino da tabuada, fração e reforço da memória.

Professora palmeirense Sheyla Acioli

Professora palmeirense Sheyla Acioli

O sistema Funciona assim: Uma equipe vai até as escolas, organiza os alunos em grupos, esses vão até o laboratório de informática, acessam a plataforma EducatuX Games, criada especialmente para esse evento, começam a jogar jogos preparados especialmente para identificar deficiências e dificuldades que os alunos estão enfrentando. Os jogos, transmitem enquanto os alunos jogam, os escores (resultados) e tudo que acontece durante o evento para um servidor na internet. Ao final, a equipe envia para escola um link na internet em que a equipe pedagógica da escola pode ver os relatórios e detalhes dos índices dos alunos.

Para saber mais

Se você tem interesse em receber maiores detalhes pode falar com a equipe do EducatuX através do e-mail: [email protected]

 Cultura Maker: O Movimento Maker é uma extensão da cultura Faça-Você-Mesmo ou, em inglês, Do-It-Yourself (ou simplesmente DIY). Esta cultura moderna tem em sua base a idéia de que pessoas comuns podem construir, consertar, modificar e fabricar os mais diversos tipos de objetos e projetos com suas próprias mãos.