Geral

Pesquisadores da Ufal publicam artigo de referência sobre tratamento da febre chikungunya

15/08/2017
Pesquisadores da Ufal publicam artigo de referência sobre tratamento da febre chikungunya
Pesquisadores que assinam o artigo

Pesquisadores que assinam o artigo

Os pesquisadores do Grupo de Pesquisa Química Medicinal, que realiza planejamento, síntese e avaliação farmacológica de novos compostos para a produção de medicamentos, publicaram um artigo científico sobre química medicinal para o tratamento da febre Chikungunya. A pesquisa reuniu mais de 300 compostos sintéticos, semi-sintéticos e naturais que combatem os sintomas da doença no organismo humano.

A doença causa pelo vírus CHIKV e transmitida pelo mesmo mosquito da dengue, o Aedes aegypti, atingiu mais de 18 mil pessoas só em Alagoas, em 2016, segundo o boletim epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde de Alagoas (Sesau). Diante da preocupação da população e dos médicos com o número de casos, quase tantos quanto os registros de dengue, a atenção dos pesquisadores voltou-se para o problema.

A proposta de reunir numa publicação todos os compostos que pudessem ser utilizados no tratamento da Chikungunya partiu do pesquisador Edeildo Ferreira da Silva-Júnior. “A nossa ideia foi criar uma enciclopédia de compostos químicos com atividade para a Chikungunya. É uma revisão, mas reúne 303 compostos agrupados em um único trabalho, tornando-se uma referência que contribui com outras pesquisas sobre o assunto”, ressalta o pesquisador.

O artigo foi publicado em julho na revista Bioorganic & Medicinal Chemistry, da editora Elsevier, é assinado também pelos orientadores João Xavier de Araújo Júnior, da Esenfar, e Thiago M. Aquino, do Instituto de Química e Biotecnologia, além dos colaboradores Giovanni Leoncini e Érica Rodrigues. O periódico é referência em publicações de literatura médica e científica no mundo.

“A revista publicou nosso artigo em menos de uma semana, com destaque do resumo na capa. Os editores avisaram que a publicação ainda estará disponível esse mês por conta da quantidade de visualizações, comentários e citações do artigo”, comemorou Edeildo.

Segundo o pesquisador, o artigo foi bastante acessado com a ferramenta www.researchgate.net que é uma espécie de Google dos pesquisadores. “Esse banco de dados reúne trabalhos científicos do mundo inteiro e notifica os acessos. Nosso artigo foi consultado em países como China, Japão, Estados Unidos, Reino Unido, entre outros. Isto é muito importante para divulgar o nosso grupo de pesquisa para a comunidade científica internacional e a Ufal também ganha muito com essa visibilidade”, destacou Edeildo.

O pesquisador Giovanni Ortiz Leoncini, doutorando em Química, também comemorou o resultado. “Os laboratórios nacionais e estrangeiros que pesquisam e produzem fármacos para o tratamento da Chikungunya atentaram para o nosso trabalho. Fizemos uma revisão bastante criteriosa para compostos com ação intracelular e extracelular, reunindo moléculas pontencialmente ativas para aplicação medicinal no tratamento da doença. Nosso artigo torna-se uma referencia para os especialistas nessa área”, ressalta Giovanni.

Érica Rodrigues também está muito satisfeita com o amplo alcance atingido pelo artigo. Ela é recém-graduada em Farmácia, mas participa do grupo de pesquisa desde 2014, sob a orientação do professor João Xavier. “Para quem vai começar o mestrado, como eu, é um grande peso para o currículo já ter participado de um trabalho coletivo que resultou num artigo publicado em uma revista científica de referência. Sem dúvida, é um ótimo começo”, comemorou a pesquisadora.