Cidades

Pequenas barragens asseguram água para famílias no Sertão alagoano

25/08/2017
Pequenas barragens asseguram água para famílias no Sertão alagoano
Obra tem previsão de conclusão de sete meses e vai beneficiar diversos povoados em cinco municípios (Fotos: Ascom/Semarh)

Obra tem previsão de conclusão de sete meses e vai beneficiar diversos povoados em cinco municípios (Fotos: Ascom/Semarh)

As famílias do médio Sertão alagoano estão prestes a conviver com mais obras de infraestrutura hídrica, com a construção das 31 pequenas barragens.

A assinatura da ordem de serviço ocorreu na manhã desta sexta-feira (25), no povoado Serrote dos Bois, no município de Santana do Ipanema, pelo governador Renan Filho e o secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Alexandre Ayres.

Segundo o secretário, a construção das pequenas barragens é mais um avanço para a população que retira seu sustento da agricultura. “As famílias terão, após o término das obras, mais um recurso para ter reservas de água nas comunidades localizadas na zona rural”, destacou Alexandre Ayres.

A obra tem previsão de sete meses para entrega e os municípios contemplados são Santana do Ipanema, nas comunidades de Serra Aguda, Barra do Tigre e sítios Camará, Pedra Rica e Riachão; Senador Rui Palmeira, em Alto do Couro, Pedra Miúda, Barro Branco, Riacho Queimado, Umbuzeiro Doce, Ilha Grande, Sítio Lajinha e Cinco Umbuzeiro; Major Isidoro, nas localidades de Caldeirão, Cajá e Campinhos; em Cacimbinhas, nos sítios Manuino e Carrasco, Lagoa das Pedras e Aroeira Alta; na cidade de Dois Riachos, no povoado Água Branca e nos sítios Poço da Cobra, Riacho da Palha, Pedra d´Água, Lagoa da Urtiga, Impueiras e Garcia; e em Ouro Branco, nas comunidades Catingueira, Várzea do Marinho, Poço do Angico e Ninho da Ema, Sítio Ligeiro e Pedra Vermelha.

A construção dos barreiros contém barramento de, aproximadamente, cinco metros de altura e armazenamento aproximado de oito mil metros cúbicos de água, com benefício extensivo a mais de 155 famílias de agricultores.