Cidades

Palmeira é o primeiro município alagoano a aderir à portaria do Mais Médico

28/08/2017
Palmeira é o primeiro município alagoano a aderir à portaria do Mais Médico

O prefeito Júlio Cezar se reuniu na última sexta-feira (25) com a secretária de Saúde de Palmeira dos Índios Kátia Born e a direção do Sindicato dos Médicos de Alagoas (Sinmed/AL) para firmar a adesão do município ao Programa Mais Médicos (PMM), do Governo Federal. Com isso, Palmeira passa a ser o primeiro município alagoano a integrar o PMM, que tem como objetivo a melhoria do atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

O intuito do programa é resolver a questão emergencial do atendimento básico ao cidadão, mas também criar condições para continuar a garantir um atendimento qualificado no futuro para aqueles que acessam cotidianamente o SUS. Além de estender o acesso, o programa provoca melhorias na qualidade e humaniza o atendimento, com médicos que criam vínculos com seus pacientes e a comunidade.

Nos últimos meses, a direção do Sindicato recebeu inúmeras ligações telefônicas de usuários dos SUS, que reclamaram da atuação dos médicos nas Unidades Básicas de Saúde do município. Segundo as denúncias, a maioria só trabalha um dia na semana e outros sequer aparecem para dar um único dia de serviço. A tesoureira do Sinmed Edilma de Albuquerque e o presidente da entidade Wellington Galvão elogiaram a postura do flexível do governo de Palmeira dos Índios e destacaram que o ato da gestão é pioneiro em Alagoas.

De acordo com o prefeito Júlio Cezar, a partir da adesão ao Programa, será garantida uma maior condição de trabalho às equipes que atendem nas Unidades de Saúde e, também, um melhor prestação de serviços à população. “Anunciamos, em parceria com Sinmed, a adesão à portaria do Mais Médicos. Com isso, o médico vai ficar mais tempo nas unidades de saúde, de segunda à quinta-feira, vamos poder bater a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde e ter mais qualidade na assistência. Com essa adesão, a gente garante uma maior prestação na assistência à população. Estamos muito felizes com mais esse passo, que busca reforçar a rede básica de saúde do município”, disse o prefeito.

Na próxima semana, uma nova reunião acontecerá para que seja feito o anúncio oficial da adesão de Palmeira ao Programa e, também, a data em que a portaria entrará em vigor no município.