Geral

Odontólogo realiza atividades para crianças autistas da zona rural de Palmeira

24/08/2017
Odontólogo realiza atividades para crianças autistas da zona rural de Palmeira

2017-08-24-PHOTO-00000022

O trabalho humanizado faz parte do dia-a-dia de muitos profissionais da Secretaria Municipal de Saúde. Muitos desenvolvem diversos trabalhos junto às comunidades que trabalham e assim, promovem o desenvolvimento social daquela localidade. Um exemplo disso é o cirurgião-dentista palmeirense Aelfon Omena, que atende a comunidade da Serra da Mandioca, zona rural de Palmeira dos Índios.

Por causa da da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, que acontece de 21 a 28 de agosto, o dentista realizou palestra sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) na Escola Municipal Profª Elza Barbosa da Silva, além de uma caminhada e brincadeiras com as crianças com autismo da comunidade. As crianças da Serra de São José são atendidas por ele e pela auxiliar de Saúde Bucal Quitéria Maria.

“Abordamos a necessidade de uma interação dos coleguinhas típicos com o coleguinha com autismo, orientando como se comportar e se relacionar com esse espectro pouco ou de quase nenhum conhecimento da maioria das pessoas. Como pais de uma criança no espectro, eu me emociono muito ao realizar essas palestras, pois também falo da minha experiência como pai de uma criança com autismo. Realizamos brincadeiras de interação, além de caminhada na Serra; palestra no postinho de apoio e distribuição de folhetos informativos sobre o autismo”, disse Aelfon.