Geral

Matinê inclusiva abre a XXI Semana Estadual da Pessoa com Deficiência

18/08/2017
Matinê inclusiva abre a XXI Semana Estadual da Pessoa com Deficiência
O objetivo da festa é integrar os três centros e seus alunos e festejar as conquistas de cada um(Fotos: Valdir Rocha)

O objetivo da festa é integrar os três centros e seus alunos e festejar as conquistas de cada um(Fotos: Valdir Rocha)

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc), por meio da Supervisão de Educação Especial, realizou, nesta quinta-feira (17), a Matinê Inclusiva, evento que abre a XXI Semana Estadual da Pessoa com Deficiência, ação em comemoração ao Agosto Verde, mês dedicado à pessoa com deficiência.

Durante a Matinê, que ocorreu das 14h às 17h, no Orákulo, no bairro de Jaraguá, os estudantes dos três centros de educação especial da rede estadual – Cyro Accioly, Professora Wandette Gomes de Castro e Centro de Atendimento às Pessoas com Surdez Joelina Alves Cerqueira (CAS) – tiveram a oportunidade de interação e socialização, enquanto desfrutavam de uma tarde dançante, coordenada pela equipe da Supervisão de Educação Especial.

A supervisora de Educação Especial, Lorena Leão, destacou a importância da Matinê Inclusiva para os estudantes dos Centros. “Esta é uma oportunidade de confraternização, onde os alunos, cada um com sua especificidade, aproveitam esse momento de lazer. Para nós é muito gratificante proporcionar para eles essas ações que foram planejadas com carinho e dedicação “, declarou Lorena.

Luciana Tenório, diretora do CAS, também aponta os benefícios do evento. “O objetivo dessa festa é integrar os três centros e seus alunos. É um momento de festejar as conquistas que já aconteceram na vida deles”, disse Luciana.

Miriam Caetano, aluna do Cyro Accioly, falou sobre a alegria de participar da Matinê Dançante. “Eu estou achando essa experiência maravilhosa e estou me sentindo muito feliz em estar aqui. Essa matinê representa muito para nós, faz com que a gente se sinta valorizado e eu estou aproveitando bastante”, afirmou, animada.

Programação

A programação de atividades da XXI Semana Estadual da Pessoa com Deficiência segue até quinta-feira da próxima semana, dia 24 de agosto. As atividades realizadas no decorrer da semana envolvem seminários, contação de histórias, apresentação cultural, todas voltadas para a socialização e inclusão dos estudantes.

Na terça-feira (29), será realizado o Seminário Educação Inclusiva em Discussão, na Escola Estadual Profa. Izaura Antônia Lisboa, em Arapiraca.